Domingo, 28 Abril 2024

Caros leitores,
Hoje abordaremos a renovação das estradas de ferro na França, notícia publicada no Le Fígaro em 8 de dezembro.

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Apesar da França ter o melhor sistema ferroviário europeu, foi anunciado no começo de dezembro a renovação de parte da malha francesa. A recuperação da via permanente exigirá mudanças de horários que vão afetar 85% dos trens. A SNCF e a RFF esperam que o francês se una ao esforço para rejuvenescer esse meio de transporte importante para toda a população. Os trabalhos agendados se estenderão por quatro anos.

O grande teste ocorreu na noite de sábado para domingo, 10 para 11 de dezembro, com uma grande mudança de horários dos 85% dos trens. O "big bang", com múltiplas repercussões na vida cotidiana na maioria dos franceses, foi claramente divulgado durante várias semanas de uma vasta campanha de informação.


Via permanente da ferrovia francesa – Rennes

As razões para esta revolução a partir de 11 de dezembro são, na verdade, três grandes projetos que irão exigiram as mudanças de horários nas estradas de ferro.

O primeiro é um programa massivo de trabalho. Durante quatro anos, mais de 6.000 quilômetros de linhas ferroviárias serão renovadas. Os líderes da Société National des Chemins de Fer (SCNF) e Ferré Réseau de France (FRR), duas empresas públicas  responsáveis pelas ferrovias francesas, após continuados pedidos ao governo françês para liberação dos recursos para a renovação da rede, poderão finalmente iniciar as obras.

O estado de alguns trechos exigia que os trens fossem retardados fato que ocasionava uma cascata de atrasos os quais dificultavam a pontualidade do serviço. Além disso, a rede atual terá dificuldades para receber o crescimento do tráfego, estimado em 30% até 2020. Também essas condições iriam dificultar a entrada dos novos operadores ferroviários privados os quais já haviam declarado suas insastifações.

Complementando, as notícias do encalhe ocorrido na praia de Etel, litoral de Morbihan, as autoridades ambientais decidiram pela demolição (desmanche) do navio devido à falta de garantia de que o mesmo teria condições seguras de navegação

Referências
http://www.lefigaro.fr

http://www.sudouest.fr

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