Caros leitores,
Hoje, retomando o tema sobre as ferrovias americanas, vamos abordar as pequenas ferrovias.
*************************
As grandes ferrovias americanas denominadas de Classe I são complementadas pelas short-lines, pequenas ferrovias que operam em linhas e ramais secundários, tornando o serviço ferroviário abrangente, eficiente e barato.
* As pequenas ferrovias da América do Norte
* Os números das ferrovias americanas e canadenses
* A ferrovia e a crise econômica na América do Norte
Segundo informações da revista Progressive Railroading, de maio de 2008, essas pequenas ferrovias respondem por praticamente um quarto dos carregamentos dos vagões ferroviários na América do Norte. Elas têm a seguinte classificação:
Ferrovias |
Tipo |
Nº |
Extensão |
short-lines |
regional |
31 |
mais de 560 km |
Fonte: AAR 2008 |
local |
311 |
menos de 560 km |
s & t |
205 |
dentro de terminais |
|
total |
547 |
|
A extensão total das short-lines somava, em 2002, 67.851 quilômetros, segundo dados da Associação Americana das Ferrovias (AAR), representando 30% do total da malha ferroviária dos Estados Unidos e Canadá.
Ferrovias |
nº |
extensão km |
nº |
extensão km |
nº |
extensão km |
% |
Média km |
classe I |
2 |
55.400 |
5 |
105.801 |
7 |
161.201 |
70 |
23.029 |
short-lines |
2 |
912 |
545 |
66.939 |
547 |
67.851 |
30 |
124 |
total |
4 |
56.312 |
550 |
172.740 |
554 |
229.052 |
100 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Do total das 547 ferrovias short-lines, 31 são regionais e circulam em linhas de 560 até 1.000 quilômetros. Outras 311 são as locais, com linhas de até 560 quilômetros. As 205 restantes operam dentro de terminais nas operações de transbordo.
Considerando todas as short-lines, a extensão média é de 124 quilômetros, cuja principal função é de alimentação - feeder - das grandes linhas, nos fluxos das minas, da produção agrícola e também de carga geral em contêineres, uma vez que, de acordo com a American Association Railroad (2005), mais de 43% das cargas entre as principais cidades norte-americanas são transportadas em uma malha ferroviária.
Essa integração torna a ferrovia americana altamente produtiva, com distância de transporte da ordem de 1.000 km, atingindo 1.825 km quando integrada à rodoviária.
Short-line operando em uma propriedade rural
Short-line operando em uma pedreira
Finalizando o artigo, cabe uma observação sobre a extensão das ferrovias norte-americanas, as quais nos diversos artigos publicados nesta coluna apresentam valores diferentes. Essas variações dependem das fontes e dos anos pesquisados. Segundo a AAR, a extensão das ferrovias classe I em 2002 era de 100.125 milhas (161.201 km) e segundo a Bureau of Transportation Statistics (BTS) de 99.250 milhas, em 2000, e de 95.830 milhas em 2005.
Referências bibliográficas
1985-2005: U.S. Department of Transportation, Bureau of Transportation Statistics
American Association of Railroad (AAR)
Fotos disponíveis em http://www.trainweb.org/westernrails/ca