Sábado, 04 Mai 2024

Caros leitores,

 

Hoje, retomando o tema sobre as ferrovias americanas, vamos abordar as pequenas ferrovias.

 

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As grandes ferrovias americanas denominadas de Classe I são complementadas pelas short-lines, pequenas ferrovias que operam em linhas e ramais secundários, tornando o serviço ferroviário abrangente, eficiente e barato.

 

* As pequenas ferrovias da América do Norte

* Os números das ferrovias americanas e canadenses

* A ferrovia e a crise econômica na América do Norte

 

Segundo informações da revista Progressive Railroading, de maio de 2008, essas pequenas ferrovias respondem por praticamente um quarto dos carregamentos dos vagões ferroviários na América do Norte. Elas têm a seguinte classificação:

 

Ferrovias

Tipo

Extensão

short-lines

regional

31

mais de 560 km

Fonte: AAR 2008

local

311

menos de 560 km

s & t

205

dentro de terminais

total

547

 

  

 

A extensão total das short-lines somava, em 2002, 67.851 quilômetros, segundo dados da Associação Americana das Ferrovias (AAR), representando 30% do total da malha ferroviária dos Estados Unidos e Canadá.

 

 

Ferrovias

extensão km

extensão km

extensão km

%

Média km

classe I

2

55.400

5

105.801

7

161.201

70

23.029

short-lines

2

912

545

66.939

547

67.851

30

124

total

4

56.312

550

172.740

554

229.052

100

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Do total das 547 ferrovias short-lines, 31 são regionais e circulam em linhas de 560 até 1.000 quilômetros. Outras 311 são as locais, com linhas de até 560 quilômetros. As 205 restantes operam dentro de terminais nas operações de transbordo.   

 

Considerando todas as short-lines, a extensão média é de 124 quilômetros, cuja principal função é de alimentação - feeder - das grandes linhas, nos fluxos das minas, da produção agrícola e também de carga geral em contêineres, uma vez que, de acordo com a American Association Railroad (2005), mais de 43% das cargas entre as principais cidades norte-americanas são transportadas em uma malha ferroviária.

 

Essa integração torna a ferrovia americana altamente produtiva, com distância de transporte da ordem de 1.000 km, atingindo 1.825 km quando integrada à rodoviária.

 

Short-line operando em uma propriedade rural

 

Short-line operando em uma pedreira

 

 

Finalizando o artigo, cabe uma observação sobre a extensão das ferrovias norte-americanas, as quais nos diversos artigos publicados nesta coluna apresentam valores diferentes. Essas variações dependem das fontes e dos anos pesquisados. Segundo a AAR, a extensão das ferrovias classe I em 2002 era de 100.125 milhas (161.201 km) e segundo a Bureau of Transportation Statistics (BTS) de 99.250 milhas, em 2000, e de 95.830 milhas em 2005. 

 

Referências bibliográficas

1985-2005: U.S. Department of Transportation, Bureau of Transportation Statistics

American Association of Railroad (AAR)

 

 

Fotos disponíveis em http://www.trainweb.org/westernrails/ca

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