Caros leitores,
Hoje, analisaremos os números das estatísticas do transporte ferroviário de cargas da União Europeia.
*************************
A extensão total das ferrovias dos países integrantes da União Europeia totaliza 207.314 km de linhas férreas em 2004, cabendo à Alemanha a rede mais longa, com 35.803 km, seguida da França, responsável por 30.880 km. De um modo geral, os países componentes da ex-União Soviética e também os países Nórdicos utilizam mais o transporte ferroviário do que os países da Europa Ocidental. Isso acontece devido a razões culturais, apesar de a rede ferroviária ser de menor extensão do que em países da Europa Ocidental. Convém salientar que a rede total da Comunidade Europeia é menor do que a da América do Norte, que totaliza 247 mil quilômetros.
* Estatísticas de cargas na UE após as reformas no regulamento de transporte
Em relação à quantidade total transportada pelas ferrovias da União Europeia, o valor ultrapassou a cifra de 1,5 bilhão de toneladas. Em 2007, esse total foi de 1.601.656.000 toneladas, sem contar com os dados não disponíveis e sigilosos de diversos países integrantes dessa associação.
O momento de transporte, isto é, a quantidade deslocada vezes a distância percorrida, chegou a 431,419 bilhões de tku (toneladas úteis quilômetros) em 2006, sendo que os números disponíveis para 2007 são menores devido a restrições em sua divulgação. Mais uma vez, a Alemanha se destaca participando com praticamente um quarto da movimentação total.
Pelas características dos países integrantes da União Europeia, pequenos e de média extensão, a distância de transporte da ferrovia europeia também resulta em valores pequenos. A média foi de 288 km em 2006, cabendo à Espanha e à Turquia, 445 km e 483 km respectivamente, os maiores valores devido as suas maiores áreas territoriais.
Essas características do sistema ferroviário europeu, fazem com que a divisão das cargas entre os diversos modos de transportes não favoreça a ferrovia, pois o valor médio atinge apenas 17,7%. Mais uma vez são nos países do Leste Europeu que têm uma participação da ferrovia alta: 65,3% na Estônia, 61,0% Letônia e 41,6% na Lituânia. Na Alemanha, a principal economia da União Europeia, esse índice chega apenas a 21,4%, na França alcança 15,7%, na Itália 9,9% e na Espanha 4,6%, marcando a forte presença do caminhão nos países da Europa Ocidental.
Divisão Modal: transporte
por ferrovia – EU - 2006
Referências bibliográficas