Domingo, 28 Dezembro 2025

 

Aviação brasileira caminha para recorde histórico de passageiros em 2025

Em três anos do governo do presidente Lula, foram incluídos mais de 30 milhões de passageiros no setor aéreo

Aviação brasileira

Números indicam recorde de 130 milhões de passageiros no transporte aéreo em 2025 - Foto: Divulgação

O número de passageiros do transporte aéreo no país deve fechar o ano com um recorde de 130 milhões de pessoas, ultrapassando pela primeira vez os valores pré-pandemia. A previsão é do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), com base no Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), atualizado nesta segunda-feira (22) os dados registrados até novembro.

Entre janeiro e novembro, o transporte aéreo movimentou mais de 117 milhões de passageiros, crescimento de 9,3% em relação ao mesmo período de 2024. Os voos domésticos somaram 91,9 milhões de assentos comercializados (+8%), enquanto os internacionais atingiram 25,8 milhões de passageiros (+13,6%).

"Este crescimento é um reflexo da economia do Brasil, das políticas públicas do Governo Lula que promovem o desenvolvimento socioeconômico do país. Em três anos, tivemos 30 milhões de passageiros a mais no transporte aéreo. Isto é duas vezes a movimentação anual do Aeroporto Internacional de Brasília", afirmou o ministro Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos.

Movimentação internacional

O aumento dos números internacionais, segundo o ministro, reflete o crescimento do protagonismo do Brasil no cenário global

"O Brasil voltou à cena mundial com o presidente Lula. Retomamos o diálogo com diversos países, reforçando nosso potencial econômico e turístico", disse Costa Filho, lembrando que o número de passageiros internacionais representa hoje 22% da movimentação total.

Os países com maior movimentação de passageiros com o Brasil em 2025 foram: Argentina (4,3 milhões), Estados Unidos (4,2 milhões), Chile (3,1 milhões) e Portugal (2,6 milhões). Cerca de 29% dos voos internacionais passam por Guarulhos (14,9 milhões de passageiros, considerando origem e destino) e 10% pelo Galeão (5 milhões).

Nos voos domésticos, os aeroportos mais movimentados foram Guarulhos (27 milhões), Congonhas (21,8 milhões), Brasília (14 milhões), Confins (11 milhões) e Galeão (10,7 milhões), considerando passageiros com origem ou destino nesses terminais.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!