Quinta, 02 Mai 2024

Caros leitores,

 

Hoje, conheceremos alguns dados estatísticos da Eurostat sobre o transporte ferroviário de cargas na União Européia.

 

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A Eurostat (Statistical Office of the European Communities), responsável pelas estatísticas oficiais da Comunidade Europeia, mostra no gráfico a seguir, a distância de transporte interna de cada país membro da comunidade denominado de transporte nacional.

 

A média geral mostra que 60% das distâncias de transporte estão na faixa de até 49 km de distância. Os outros 20% se situam na faixa de 50 a 149 km e os 20% restantes ficam acima de 150 km.

 

Essas características são próprias da Comunidade Europeia, formada por paises de pequena extensão territorial. São números que registram a preferência pelo modal rodoviário devido à pequena distância de transporte. 

 

Para o transporte internacional, entre os países membros da Comunidade Europeia, o modal ferroviário tem uma participação maior devido ao aumento da distância de transporte e, principalmente, devido à densa malha de estradas de ferro que os principais países têm como a Alemanha, França, Áustria, Espanha e Itália, nações que comandam a economia europeia.

 

 

Distância de transporte nacional nos países da União Europeia - 2005

 

A performance do transporte ferroviário de carga na Comunidade Europeia foi de 419 bilhões de tku (toneladas úteis x quilômetros) em 2006, representando um crescimento de 6,8% se comparado a 2005. Em termos absolutos, o principal crescimento foi da Alemanha, com um aumento de 11,6 bilhões de tku, resultado da importância econômica e do sistema ferroviário de alto desempenho. Os menores crescimentos foram dos países do Leste Europeu, havendo inclusive decréscimo como o da Latvia, com menos 2,9 bilhões de tku.

 

 

Evolução do transporte ferroviário nos países da Comunidade Europeia – 2005 -2006 – valores em milhões de tku

 

Em termos comparativos, o transporte ferroviário europeu era 6,8 vezes menor que o da América do Norte, que atingiu a cifra de 2.850,51 bilhões de tku em 2005, e 1,9 vezes maior que o brasileiro, que transportou 221,2 bilhões de tku em 2005, de acordo com a ANTF. Com relação à distância de transporte, as ferrovias europeias têm valores na faixa de 400 km, sendo 412 km para o contêiner. São valores baixos, devido à pequena extensão dos países membros. Na América do Norte, a contagem foi de 1.484,4 km em 2005, segundo a BTS, e a brasileira de 573 km, indicando a má utilização da ferrovia no Brasil.

 

A média do peso das mercadorias embarcadas nos trens de carga da Comunidade Europeia foi de 516 toneladas/trem, sendo que nos países do Mar Báltico foi de 1.400 toneladas/trem. Os principais produtos transportados foram maquinaria, equipamentos e manufaturados, ao contrário do Brasil onde a carga ferroviária é essencialmente composta por minérios e grãos agrícolas, aqui transportados por trens de 5 a 10 mil toneladas. Nos Estados Unidos, além dos graneis, o transporte de carga geral em contêineres é bem difundido, utilizando também trens de grande tonelagem semelhantes aos brasileiros.

 

O novo regulamento discutido a partir da década de 90 enfocava as diferenças entre os países componentes da União Europeia e propunha ações distintas com o objetivo de desenvolver o mercado internacional de cargas. Em função disso, no período de 2001 até 2005, houve forte variação na demanda do transporte de carga na Comunidade Europeia, pois enquanto a Bélgica e França perderam mercado, os novos países aderentes, Hungria, Eslováquia e Estônia, aumentaram o transporte internacional, como mostra o gráfico abaixo.

 

 

 

Variação do Transporte Internacional

na Comunidade Européia - 2001 a 2005

 

Referências bibliográficas

 

Apresentação “Balanço do Transporte Ferroviário de Carga em 2007” – ANTF – Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários.

 

http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page?_pageid=1090,30070682,1090_33076576&_dad=portal&_schema=PORTAL

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