Sábado, 23 Novembro 2024

Caros leitores,

Hoje, vamos falar das pequenas ferrovias da América do Norte denominadas de Classe II e III.

 

*************************

 

Além das grandes ferrovias denominadas de Classe I - cinco linhas nos Estados Unidos e duas no Canadá -, 36 ferrovias regionais operam na América do Norte, as de Classe II, e 320 ferrovias locais, estas de Classe III.

 

As ferrovias Classe II têm uma atuação regional e extensão de até 500 milhas, como a Alaska Railroad e a Bessemer & Lake Erie Railroad, que possui 139 milhas. Elas têm a função de atender uma região, estado ou província e são integradas às grandes ferrovias operando como feeder.

 

As ferrovias Classe III têm uma atuação local e pequena extensão. A pequena MSTR tem apenas cinco milhas e está conectada à grande ferrovia CSXT em Massena. Essas pequenas ferrovias têm a função de ligar uma mina ou uma indústria com as grandes ferrovias.

 

A pequena ferrovia MSTR da região dos Grandes Lagos

 

Para a conexão com as grandes ferrovias, as short lines dispõem de 311 terminais de integração. Eventualmente, utilizando o direito de passagem, essas ferrovias trafegam nas linhas das ferrovias de Classe I.

 

Pátio de manobra de uma pequena ferrovia Classe III

 

As short lines possuem algumas vantagens que as tornam competitivas nos pequenos percursos. Por serem empresas familiares, não estão sujeitas às obrigações impostas pelos fortes sindicatos dos ferroviários. Além desse fator, a utilização de equipamentos antigos é compensada pela vigilância permanente do próprio maquinista que também é o mecânico e proprietário. Essas condições resultam em custos operacionais baixos e serviços exclusivos às vezes para um único cliente.

 

As short lines estão organizadas em associações, como a Rail América Inc., cujas linhas de seus membros somam 7,8 mil milhas, e a Railway Association do Canadá, com 10 mil milhas.

  

Linha típica de uma ferrovia short line Classe III

 

As short lines representam uma parcela importante do sistema ferroviário da América do Norte, cujas ferrovias de Classe I totalizam 235,5 mil quilômetros, sendo 181,1 mil quilômetros nos Estados Unidos e 54,4 mil quilômetros no Canadá: 

 

Classe I

Extensão em km

Union Pacific

52.800

Burlington Northern Santa Fe

51.500

CSX Transportation

37.000

Norfolk Southern

34.600

Canadian Nation

32.000

Canadian Pacific Railway

22.400

Kansas City Southern

5.200

total

235.500

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Locomotiva típica de uma ferrovia Classe II

 

 

 

Trem de carga geral de uma ferrovia Classe III

  

Para a manutenção de suas linhas, as short lines utilizam a American Railway Engineering and Maintenance-of-Way Association (AREMA). Apesar dos bons serviços prestados pelas short lines, diversos ramais ferroviários foram abandonados devido à inviabilidade econômica.

 

 

Ramais ferroviários abandonados

 

 

Referências bibliográficas

American Association of railroads: http://www.aar.org

http://en.wikipedia.org/wiki/Short-line_railroad

http://ccgi.ewanbeth.force9.co.uk/cgi-bin/images/imagecomplete2.php?id=20530

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!