Caros leitores,
Hoje, vamos falar das pequenas ferrovias da América do Norte denominadas de Classe II e III.
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Além das grandes ferrovias denominadas de Classe I - cinco linhas nos Estados Unidos e duas no Canadá -, 36 ferrovias regionais operam na América do Norte, as de Classe II, e 320 ferrovias locais, estas de Classe III.
As ferrovias Classe II têm uma atuação regional e extensão de até 500 milhas, como a Alaska Railroad e a Bessemer & Lake Erie Railroad, que possui 139 milhas. Elas têm a função de atender uma região, estado ou província e são integradas às grandes ferrovias operando como feeder.
As ferrovias Classe III têm uma atuação local e pequena extensão. A pequena MSTR tem apenas cinco milhas e está conectada à grande ferrovia CSXT em Massena. Essas pequenas ferrovias têm a função de ligar uma mina ou uma indústria com as grandes ferrovias.
A pequena ferrovia MSTR da região dos Grandes Lagos
Para a conexão com as grandes ferrovias, as short lines dispõem de 311 terminais de integração. Eventualmente, utilizando o direito de passagem, essas ferrovias trafegam nas linhas das ferrovias de Classe I.
Pátio de manobra de uma pequena ferrovia Classe III
As short lines possuem algumas vantagens que as tornam competitivas nos pequenos percursos. Por serem empresas familiares, não estão sujeitas às obrigações impostas pelos fortes sindicatos dos ferroviários. Além desse fator, a utilização de equipamentos antigos é compensada pela vigilância permanente do próprio maquinista que também é o mecânico e proprietário. Essas condições resultam em custos operacionais baixos e serviços exclusivos às vezes para um único cliente.
As short lines estão organizadas em associações, como a Rail América Inc., cujas linhas de seus membros somam 7,8 mil milhas, e a Railway Association do Canadá, com 10 mil milhas.
Linha típica de uma ferrovia short line Classe III
As short lines representam uma parcela importante do sistema ferroviário da América do Norte, cujas ferrovias de Classe I totalizam 235,5 mil quilômetros, sendo 181,1 mil quilômetros nos Estados Unidos e 54,4 mil quilômetros no Canadá:
Classe I |
Extensão em km |
Union Pacific |
52.800 |
Burlington Northern Santa Fe |
51.500 |
CSX Transportation |
37.000 |
Norfolk Southern |
34.600 |
Canadian Nation |
32.000 |
Canadian Pacific Railway |
22.400 |
Kansas City Southern |
5.200 |
total |
235.500 |
Locomotiva típica de uma ferrovia Classe II
Trem de carga geral de uma ferrovia Classe III
Para a manutenção de suas linhas, as short lines utilizam a American Railway Engineering and Maintenance-of-Way Association (AREMA). Apesar dos bons serviços prestados pelas short lines, diversos ramais ferroviários foram abandonados devido à inviabilidade econômica.
Ramais ferroviários abandonados
Referências bibliográficas
American Association of railroads: http://www.aar.org
http://en.wikipedia.org/wiki/Short-line_railroad
http://ccgi.ewanbeth.force9.co.uk/cgi-bin/images/imagecomplete2.php?id=20530