Sábado, 23 Novembro 2024

Hoje, falaremos da mais extensa e da maior companhia em termos de comércio ferroviário na América do Norte

 

*************************

 

Fundada em 1862, a Union Pacific é uma das sete ferrovias americanas denominadas de classe 1. Com 32.832 milhas, 52.838 quilômetros, é a mais extensa das estradas de ferro dos Estados Unidos. Serve 23 estados americanos localizados do Meio-Oeste até a Costa Oeste. Tem um transporte diversificado que inclui produtos agrícolas, automotivos, químicos, energéticos, industriais e um serviço intermodal integrado com a rodovia e a navegação fluvial e lacustre.

 

A Union Pacific oferece serviço competitivo de transporte a longa distância que atinge os principais portos, tanto da Costa Oeste como da Costa Leste, como também do Golfo do México e dos Grandes Lagos. Suas linhas ferroviárias se conectam com as ferrovias canadenses e é a única ferrovia que serve todos os 6 acessos ao México, tornando-a a principal empresa de negócio ferroviário da América do Norte. A Union Pacific dispõe de parque de locomotivas diesel-eletricas e uma frota de vagões especializados para todo o tipo de carga, os quais são operados eficientemente por seus 46.000 colaboradores.

 

 

Linhas da Union Pacific

 

Locomotiva diesel-elétrica modelo clássico da década de 50

 

Nos portos atendidos pela Union Pacific são oferecidos serviços e locações como armazenagem, equipamentos, transbordos, sistemas de informações, além de outras facilidades que visam simplificar a logística de transporte. Em North Platte, Nebrasca, está localizado o Bailey Yard, o maior pátio de triagem de vagões do mundo.

 

Vagão fechado para o transporte de veículos

novos (zero km)

 

O Intermodal Service dispõe de 25 terminais de transferência de carga ferro-rodoviário entre os quais se destaca o Rochelle que atende a região industrial e agrícola de Chicago. Com capacidade para expedir 25 trens e 3.000 contêineres por dia, este terminal tem 10 portões (gates) de acesso, pátio para 7.200 caminhões e pode realizar 720.000 movimentos de embarque/desembarque.

 

Terminais intermodais da Union Pacific

 

Para dar suporte ao serviço intermodal a Union Pacific tem parceria com as ferrovias Norfolk Southern, Canadian Pacific e Kansas City Southern na EMP, empresa de locação de contêineres domésticos e carretas rodoviárias. A EMP dispõe de uma frota de aproximadamente 30.000 dessas unidades as quais podem estar alocadas em um carregamento dedicado ou num transporte individual livre. Entre os diversos serviços oferecidos alguns concorrem diretamente com o caminhão, os quais têm um deslocamento de até 800 quilômetros por dia.  

 

Malha integrada do transporte intermodal da Union Pacific

 

A Union Pacific tem um sistema de controle do peso máximo permitido em cada vagão assim como a altitude das diversas linhas que compõem sua malha. Esse sistema permite determinar a rota  visando a melhor conservação da via permanente evitando que vagões de alto peso por eixo trafeguem em linhas não adequadas assim como desviando cargas perecíveis a baixa temperatura de rotas em relevos altos.

 

Finalizando, seria interessante recordar artigo anterior sobre a BNSF e constatar que ela concorre diretamente com a Union Pacific disputando os seus clientes na mesma área de influência.

 

Referências bibliográficas

Union Pacific Railroad: http://www.uprr.com

American Association of Railroads: http://www.aar.org

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!