Sábado, 23 Novembro 2024

Caros leitores, hoje vamos conhecer a distribuição das cargas entre os diversos meios de transporte, a denominada matriz de transporte, que ocorre nos Estados Unidos da América.

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Na evolução dos meios de transporte nos Estados Unidos da América existe uma predominância das rodovias, 70%, e dos gasodutos, 25%, especialmente quando é considerada a extensão desses meios de transporte. Entretanto, em termos de tku, toneladas quilômetros úteis, a medida de produção de transporte, mostra que a ferrovia e a hidrovia têm papeis importantes nos deslocamentos de mercadorias nos Estados Unidos. 

modal

quilômetros

milhões  tku

tonelada/km

%

aéreo

-

             25.288

-

0,4

rodoviário

       6.608.780

        1.692.110

       256.040

26,6

ferroviário

          158.503

        2.731.244

  17.231.517

42,8

hidroviário

            43.004

           951.956

  22.136.452

15,0

dutoviário

       2.641.458

           965.356

       365.463

15,2

 

Em termos de tku, a ferrovia representa o principal meio de transporte deslocando 42,8 % das cargas. A hidrovia 15,0 % somada  aos dutos, 15,2%, estruturam um modelo econômico da matriz de transporte, pois 73% das cargas utilizam os meios cujos custos e impactos ambientais e urbanos são menores. A rodovia com os 26,6% tem uma função importante de integrar os modais fazendo as pontas rodoviárias, inclusive do transporte aéreo. Finalmente o transporte aéreo é importante para o transporte de produtos de alto valor agregado a grande distância, apesar de representar apenas 0,4 % da matriz de transporte.

Esse desempenho, da ferrovia e da hidrovia, é obtido pelo uso intenso dos grandes eixos de transporte com equipamentos, trens e comboios de barcaças de grande capacidade transportando em longas distâncias. É comum a utilização de vagões especializados de alta tonelagem e em trens pesados, os quais atingem até 5.000 toneladas. Na hidrovia os comboios com múltiplas barcaças podem transportar mais de 10.000 toneladas.

Esse bom aproveitamento das malhas ferroviária e hidroviária, 158.503 e 43.004 quilômetros respectivamente, resulta em uma alta densidade de carga por quilômetro, 17 milhões de toneladas por ano na ferrovia e 22 milhões na hidrovia, indicando um ótimo aproveitamento dessas malhas. As baixas densidades das malhas de rodovias e de gasodutos indicam a função distribuidora das mesmas. Cabe aqui ressaltar que do total de dutos, 2.641.458 quilômetros, os oleodutos têm apenas 244.219 quilômetros com alta densidade de carga e também estão localizados nos grandes eixos de transportes a exemplo das ferrovias e hidrovias.

Referências bibliográficas

The American Canal and Transportation Center, The Best from American Canals II, Willian H. Shank, 1984.

BTS – Bureau of Transportation Statistical

http://www.bts.gov/publications/national_transportation_statistics/

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