Quinta, 18 Abril 2024

Clique aqui para ler a primeira parte deste artigo.

O Alcantara e o Andes, além de muito conhecidos na Cidade, trouxeram incontáveis portugueses a Santos, entre eles o falecido Antônio Gomes da Costa, proprietário do Restaurante Florença, na Rua Amador Bueno, no Centro.

Antônio Gomes da Costa chegou em 19 de abril de 1929, a bordo do Alcantara, navio com 199,80 metros de comprimento e que navegou de 1927 a 1958. O Andes era ligeiramente maior, com 204 metros, e trafegou de 1939 a 1971.

Uma outra passageira que desfrutou do privilégio de viajar no Alcantara foi Eva Klabin, que tem o nome perpetuado pela fundação que leva o seu nome e fica na Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro.


Os práticos Teophilo Quirino e Gerson da Costa Fonseca,
em foto do início dos anos 70, foram os pilotos escalados
para desatracarem os memoráveis transatlânticos Andes
e Alcântara naquela tarde de 1953. Ambos foram
presidentes da Praticagem de Santos. Coleção do autor

Outra passageira do Alcantara foi Arlete Praça Fonseca, que viajou em 1954, zarpando de Santos, na companhia do marido, o prático Gerson da Costa Fonseca, que não está mais entre nós...

Ainda no Alcantara, viajou para Portugal, quando menino, na companhia dos pais, o santista Alberto Martins de Oliveira, hoje empresário da área de informática.

A Royal Mail, mais conhecida no Brasil como Mala Real Inglesa, era armadora de famosos navios que faziam a linha do Atlântico Sul, como o Araguaya, Arlanza, Almanzora, Highland Monarch, Highland Brigade e Highland Princess.

Em tempo
A coluna Recordar do Portogente não pode deixar de parabenizar o Caderno Porto & Mar, do jornal A Tribuna de Santos, que neste mês de setembro de 2012 celebra 60 anos de informações prestadas ao mundo portuário e marítimo.

Parabéns a todos integrantes da equipe de Porto & Mar, tanto do passado, quanto do presente.

Aproveito para lembrar dois jornalistas marcantes do Porto & Mar de A Tribuna e que não estão mais neste mundo: Francisco de Azevedo, que em setembro de 1952 inaugurou a seção, e o saudoso Hélio Schiavon.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!