Quinta, 28 Março 2024

Parece que o mês de abril para alguns navios britânicos não é nada bom. Destaco isso em razão de no último 14 de abril ter completado 100 anos do acidente com o navio mais conhecido em todos os tempos: o Titanic. Neste 24 de abril, faz 63 anos que o novíssimo Magdalena, em viagem inaugural, sofreu grave acidente na altura da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

 

O transatlântico britânico Magdalena, da Royal Mail (Mala Real), teve curta vida, não passou da viagem inaugural, iniciada em 9 de março de 1949, há 58 anos. No dia 24 de abril ele chocou-se com um recife, ao desviar da rota, em meio a denso nevoeiro, no litoral do Rio de Janeiro, após ter deixado Santos, o único porto que teve a honra de ser escalado duas vezes.


Cartão-postal raríssimo do Magdalena, da coleção de João Emílio
Gerodetti, de São Paulo, autor de vários livros sobre cartões-postais.
O Magdalena foi o terceiro navio da Royal Mail Line a ostentar esse
nome. Media 173,8 metros de comprimento, possuía capacidade para
133 passageiros na primeira classe e 346 na terceira.

 

O Magdalena foi entregue ao tráfego sem a ostentação do Titanic. Este também não terminou a viagem inaugural: afundou da noite de 14 para 15 de abril de 1912, há 95 anos, depois de colidir com um iceberg, na travessia entre a Inglaterra e os Estados Unidos. O mês de abril, aliás, é trágico para a navegação.

 

O casal de portugueses Serafim Barreto Agostinho, comerciante, 54 anos, e Adelaide Rosa das Neves Barreto, 49 anos, radicado em Santos, resolveu rever parentes, amigos e a terra natal. Os filhos José e Waldemar das Neves Barreto, ainda adolescentes, também seguiram viagem.

 

Para uma merecida segunda lua-de-mel nada melhor do que viajar a Portugal em um transatlântico em viagem inaugural. Outro não poderia ser senão o britânico Magdalena. A partida de Santos para Lisboa, a capital portuguesa, estava marcada para 24 de abril de 1949.



O Magdalena, transatlântico de vida curta, foi construído no
estaleiro Harland & Wolff, de Belfast – Irlanda do Norte, sua
viagem inaugural foi em 9 de março de 1949. Foto: Reprodução

 

As passagens para a família foram adquiridas na agência local, na Rua XV de Novembro, 190. O casal e os dois filhos foram no horário programado, 10 horas, ao cais onde o Magdalena estava atracado.

 

Clique aqui para ler a segunda parte deste artigo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!