Quinta, 25 Abril 2024

Caminhava, durante um belo domingo de janeiro deste ano, pelo conhecido calçadão da Ponta da Praia de Santos quando vi a proa de um belo transatlântico e fotografei o navio, de um modo até indolente...

Leia também
* Os mirantes da Ponta da Praia

Fiquei a contemplar o navio enquanto ele se aproximava, e consegui ler na parte de vante (frente), na lateral de boreste da superestrutura do casco, em letras grandes e, nas proximidades da proa, em letras menores, o nome do majestoso transatlântico. Tratava-se do belo Costa Mágica.


O luxuoso Costa Magica, fotografado sem maiores pretensões,
passando pela amurada da Ponta da Praia - o mirante dos
transatlânticos, num domingo de janeiro - 2012. Foto do autor.

Repentinamente, eclodiram na memória lembranças do período da minha infância e da juventude, quando passeava ao longo das praia. Foi quando começou a minha grande e eterna admiração pelas coisas do mar, pelos navios, pelo porto e por Santos!

Mantenho guardadas na memória as marcantes lembranças das embarcações dos anos 1950, quando costumava ir com o meu pai, o médico Laire Giraud, assistir – da amurada da Ponta da Praia – a entrada e saída de navios de todos os tipos. Os que mais me fascinavam eram os de passageiros.


Cartão-postal da década de 1980, mostrando as praias de Santos, local
onde o autor passeava na infância e adolescência, dando origem à
admiração das coisas do mar. As praias são contornadas pelo maior
jardim de orla marítima do mundo - 5.535 metros de extensão -,
registrado no Guinness Book. Col. do autor.

Se hoje assistimos com certa emoção, do formidável local – a amurada da Ponta da Praia! – a saída e entrada dos transatlânticos de cruzeiros marítimos, imagine a cena nos anos dourados!

Muitas pessoas ficavam à espera de determinado paquete – como eram chamados os transatlânticos e assim são em Portugal – para se despedir de familiares e amigos que seguiam para o exterior. Muitos seguiam para seus países de origem definitivamente.

Era emocionante demais! Acenos de lenços, automóveis buzinando, gritos e choros. Cenas de despedida marítima...


A bela foto clicada por Silvio Roberto Smera mostra detalhes da
conhecida amurada da Ponta da Praia, o calçadão, o monumento padrão
do Infante D. Henrique, parte das praias e da Baía de Santos - 2012.

Recordo uma tarde de 1964, em que o meu pai embarcou no Federico C com destino à Itália, para onde foi participar de um congresso médico na bela cidade de Milão.

Clique aqui para ler a segunda parte deste artigo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!