Quinta, 25 Abril 2024

O ambiente é simpático e repleto de muitas lembranças. Cada esquina guarda histórias, um passado de grandes personalidades e um presente repleto de encantos. Alguém afirmou que a descrição parece ser a de uma praça europeia, mas se refere à rainha das praças de Santos: a Praça Mauá.

Recordar as imagens da querida Praça é mostrar o esplendor e a grandeza da Cidade do Porto do Café – como Santos era e ainda é conhecida!


Cartão-postal da Praça Mauá, datado de 1941, mostrando uma visão
da charmosa Praça, tendo ao fundo o Paço Municipal. Col. do autor

Na Praça Mauá, estão o Paço Municipal, edifício em estilo Luís XVI, inaugurado em 1939, ano do centenário da elevação de Santos a Município, o Marco Distrital de Santos e o edifício dos Correios, de 1924.

Embora a charmosa Praça Mauá tenha brilho especial, não ofusca as demais praças santistas, pois cada praça tem encanto e personalidade próprias.


Cartão-postal clicado no dia da inauguração do Paço Municipal: 26 de
janeiro de 1939. Col. do autor.

Até a década de 1960, era considerada a praça chique da Cidade. Nela, e nas imediações, existia o que havia de melhor – lojas, bancos, escritórios, cafés, tipografias, restaurantes, casas de chá, escola de datilografia, consultórios médicos, dentistas, escritórios de advogados, contadores, tradutores públicos e agências marítimas. Tinha de tudo, até vida própria!

Neste encantador recanto, estava o ponto final das principais linhas de bondes e ônibus. Na Praça, funcionava também um ponto de táxi, em frente ao prédio da Prefeitura.


A dinâmica Praça Mauá, por volta de 1940. tendo ao fundo o prédio
da Prefeitura Municipal de Santos. Col. do autor.

Quando ainda não existia a Rodoviária de Santos, os ônibus das viações Cometa e Expresso Brasileiro para a Capital saíam da Praça Mauá. O ponto do Expresso Brasileiro ficava no número 11 e o da Cometa na esquina da Rua Riachuelo, onde posteriormente funcionou um bingo, entre outras atividades.

Clique aqui para ler a segunda parte deste artigo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!