A Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida é um título católico dedicado a Maria, mãe de Jesus de Nazaré.
Em vista da importância de Nossa Senhora para o País, foi construído um santuário em honra a ela, em Aparecida, no Estado de São Paulo.
Imagem da Padroeira do Brasil: "Feliz do
povo cuja Rainha é a Mãe de Deus" - Papa
Pio XII e Beato João Paulo II.
E, para celebrar Nossa Senhora, foi reservada uma data do calendário, 12 de outubro, que foi consagrado como o Dia da Padroeira do Brasil.
Em Santos existe uma paróquia muito frequentada por fieis, dedicada a Nossa Senhora. O bairro mais populosio de Santos – Aparecida – teve o nome nela inspirado!
Por essa razão, a coluna Recordar do Portogente presta homenagem a essa Santa Milagrosa.
Foto da Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Reprodução.
Em 1717, uma imagem de Nossa Senhora apareceu na rede de três pescadores – Domingos Alves Garcia, seu filho João Alves e Felipe Pedroso. Antes apareceu o corpo da imagem e depois, mais abaixo no Rio Paraíba, a cabeça. Assim, ficou conhecida como a Aparecida.
A imagem representa a Imaculada Conceição, Maria, com as mãos postas a rezar, levada em uma nuvem pelos anjos, com a lua sob os pés, sobre a cabeça de uma serpente.
O dogma da Imaculada Concepção – que declara com verdade de fé que Maria foi concebida sem a mancha do pecado original – foi proclamado pelo Papa Pio IX em 8 de dezembro de 1854.
Devotos durante visita à Basílica de Nossa Senhora Aparecida,
localizada na cidade de Aparecida do Norte, estado de São Paulo.
Reprodução.
Mas aqui, no Brasil, Nossa Senhora da Aparecida já era venerada e cultuada pelo povo fiel!
No dia 6 de dezembro de 1888, a Princesa Isabel visitou a Basílica e ofereceu um manto e uma coroa a Nossa Senhora da Aparecida, em cumprimento a uma promessa. O manto era azul da cor do céu, bordado com fios dourados e pedras preciosas, simbolizando a realeza de Maria. A coroa de ouro era cravejada de diamantes e rubis.
Até os dias de hoje, o manto de Nossa Senhora Aparecida guarda estas características, e traz também as bandeiras do Brasil e do Vaticano entrelaçadas, simbolizando a união do nosso País com o Papado.
Na Cidade de Santos, lembrar do Bairro da Aparecida é impossível não
lembrar da simpática e acolhedora Paróquia da Aparecida. Reprodução.
Na Sala dos Milagres da Basílica de Aparecida, encontra-se a manifestação de amor e gratidão dos peregrinos pelas incontáveis graças e milagres alcançados.
No dia 8 de setembro de 1904, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi solenemente coroada com a bela coroa de ouro e revestida do belo manto azul, que haviam sidos doados pela Princesa Isabel.
A 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI proclamou oficialmente Nossa Senhora Aparecida Rainha e Padroeira do Brasil.
No centenário da coroação, em 2004, João Paulo II enviou uma mensagem ao Arcebispo de Aparecida, na qual relembrava as palavras de Pio XII:
“Feliz do povo cujo senhor é Deus e cuja rainha é a Mãe de Deus!”