Segunda, 30 Dezembro 2024

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Em buscas que fiz no meu acervo, redescobri um texto sobre a armadora, que encontrei  no espetacular livro Navios e Portos do Brasil – Nos Cartões-Postais e Álbuns de Lembranças, lançado em 2006, de autoria dos amigos João Emílio Gerodetti e Carlos Cornejo, aos quais peço licença para repassar aos leitores.

Eis o texto:

“William e Edmundo Vestey, comerciantes e distribuidores de carne congelada, deram origem em 1887 à Union Cold Storage and Ice Company que, para importar o produto da Argentina, utilizava os serviços da Royal Mail Steam Packet, mas, em 1909, começou a operar uma frota própria de navios frigoríficos, a qual em 1911 adquiriu a denominação de Blue Star Line Ltd., iniciando uma linha de carga  de Liverpool e Londres à América do Sul, que foi mantida até 1985.”

 


Anúncio da Companhia Expresso Mercantil
(CEM), agente da Blue Star Line e da Lamport
& Holt - Guia de Santos, edição 1955.
Coleção do autor.

 

“Entre 1911 e 1926, a Blue Star Line operou somente com navios cargueiros. Mas em 1925 a companhia encomendou a construção de cinco novos navios mistos: Almeda, Andalucia, Arandora, Avelona e Avila, com capacidade máxima para 180 passageiros, exclusivamente em acomodações de primeira classe.”

 

“Assim, em 16 de fevereiro de 1927, o Almeda inaugurou a linha de passageiros de Londres a Buenos Aires, com escalas em Boulogne, Lisboa, Madeira, Tenerife, Las Palmas, Rio de Janeiro, Santos e Montevidéu.”

 

“Em 1929, os cinco navios receberam o sufixo STAR após os nomes, para evitar confusão do público com os navios da classe A da Mala Real Inglesa. Em 17 de janeiro de 1941, o Almeda Star navegava rumo ao Brasil quando foi torpedeado pelo submarino alemão U-96, afundando em menos de duas horas, com a perda de todos os seus 360 passageiros e tripulantes.”

 

“Em 1944, a Blue Star Line adquiriu a Lamport & Holt Line e, em 1946, a Booth Line, sendo intercambiados muitos navios entre as respectivas frotas.”

 


Fechando com chave de ouro, um dos belos cargueiros que a Blue
Star Line possuía: o Santos Star. Imagem enviada por Wanderley Duck

 

“Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a companhia perdeu 29 navios e 646 tripulantes, sendo onze capitães. Para refazer a frota, foi encomendada a construção dos navios mistos – de cargas e passageiros – Argentina Star, Brazil Star, Paraguay Star e Uruguay Star.”

 

“O serviço de passageiros para a América do Sul findou em 1972, mas continuou o de carga e contêineres. Em 1988, a Blue Star Line foi vendida para  a companhia P&O Nedlloyd.”

Com a incorporação da tradicional Blue Star Line, foi encerrada a trajetória de uma companhia que inscreveu o nome na História da Navegação – e que está indelevelmente guardada no coração e na memória daqueles que tiveram o privilégio de conhecer os navios da armadora!

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