Segunda, 20 Mai 2024

Recentemente, recebi um e-mail do amigo Wanderley Duck com duas imagens do Porto de Honolulu, Havaí, de 1950. As imagens pertencem ao acervo de Helmut Fritz Popp, de Blumenau, a Cidade Jardim de Santa Catarina.


O Porto de Honolulu em 1950, vendo-se atracado dois navios da
mais popular companhia estadunidense de navegação no Pacífico
com linha para o Havaí: a Matson Line. Hoje, o Porto está totalmente modificado conforme conta Wanderley Duck.
Foto do acervo de Helmut Fritz Popp.

Após observar as belíssimas fotografias, respondi a ele que há dez anos, quando estive em visita à bela capital do arquipélago havaiano, o porto já estava bem diferente, sem os antigos píeres de atracação.

Na ocasião, também estavam atracados no porto dois navios da Matson Lines, um de passageiros e um cargueiro.


Vista geral do Porto de Honolulu em 1950, com seis navios de
passageiros. Na época, os aviões ainda não tinham ocupado o espaço
dos navios no transporte de passageiros para o famoso Havaí.
Foto do acervo de Helmut Fritz Popp.

Na mensagem, Duck fez esclarecimentos sobre as embarcações e depois recorda uma viagem que ele fez a Honolulu, quando era menino, em especial lembranças de bordo de um navio que o levou ao Havaí.

Pouco depois recebi a resposta de Duck, contando muitas coisas de uma viagem feita lá pelos idos de 1959, na companhia dos pais.

Em vista das interessantes passagens, resolvi publicar o relato de Duck aos amigos leitores.


Anúncio da Matson publicado na conhecida
revista National Geographic, incentivando os
americanos a visitarem o Havaí - 1949.
Coleção do autor.

Duck é piloto comercial e atuou nas principais companhias aéreas. Atualmente está radicado em Curaçao, a maior ilha do arquipélago das Antilhas Holandesas.

Eis as palavras de Wanderley Duck:


Anúncio da famosa President Lines, proprietária
de navios muito conhecidos nos anos dourados
dos navios de passageiros: President Cleveland,
President Wilson e President Rooselvet. 
National Geographic - 1949. Coleção do autor.

O navio de duas chaminés que aparece na primeira foto é o Lurline, que no final de sua vida na Matson esteve algumas vezes em Santos.
 
Quanto ao local, atualmente ele está bastante modificado, praticamente irreconhecível, mas ainda mantém o contorno.


O charmoso Lurline deixando San Francisco, na California. Ao fundo,
a famosa ponte Golden Gate. Media 631 pés de comprimento,
deslocava 18.564 toneladas, velocidade 22 nós e transportava
760 passageiros em primeira clase. Reprodução do livro Modern Cruise
Ships, 1965-1990, do grande escritor William H. Miller Jr. - Bill Miller.

A única coisa que sobrou exatamente como aparece na foto é aquela torre, ela foi preservada, mas o restante foi todo demolido e no lugar foi construído um moderno terminal para cruzeiros locais.

Os navios de cruzeiro que vêm de fora agora atracam em um novo terminal, mais à direita e que não aparece nessas fotos, e o moderno terminal que foi construído nesse local da minha foto é usado por grandes embarcações, mas bem menores do que um navio de cruzeiro, que levam turistas pelas ilhas não só do arquipélago havaiano, mas também para as outras ilhas americanas daquela região do Pacífico, como Midway e Wake Island.


O President Wilson, navio em que Wanderley Duck viajou com seus
pais de San Francisco para Honolulu em 1959. O navio partia de San
Francisco e Los Angeles rumo a Honolulu, Yokohama, Manila, Hong
Kong, Kobe e Yokohama. O tempo de viagem redonda era de 43 dias.
Foi lançado em 1949. Media 631 pés de comprimento, deslocava
18.962 toneladas e transportava 511 passageiros em primeira classe. Reprodução do livro citado na legenda anterior, de Bill Miller.

 
Clique aqui para ler a segunda parte deste artigo.

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