Clique aqui para ler a primeira parte deste artigo.
Segue a história deste diferente navio, via os seus postais, e outro pormenor que o distingue dos navios demais da atualidade: ainda ostenta o seu nome de construção: VISTAMAR.
1989: Armador: Hoteles Mariños S.A, Bandeira do Panamá (1989), sob charter da Jahn Reisen, Germany
Outra referência foi a ousadia de cores que este navio ostentava na altura, que per si, causava notabilidade e o distinguia dos demais, pela sua exuberância visual.
O charter Jahn Reisen finda em 1993, altura em que este navio passa a ser operado em exclusividade pela companhia Plantours & Partner, Germany
Alteração de registro para Espanha – Las Palmas de Gran Canaria (2000). Armador: Vistamar Canárias S.A.
Alteração de registro para Valletta, Malta (2006) – Vistamar S.A.
Alteração de registro para São Vicente e Grenadinas (2006)- Vistamar Shipping
Vendido para o armador Ellevi Shipping SRL, Itália (2007). Alteração do Porto de Registro para Veneza.
Dezoito anos após a sua construção, o VISTAMAR surge ao serviço da Ellevi Shipping, ainda fretado pela Plantours & Partner, Alemanha, e ostentando o logotipo este armador italiano.
De assinalar que, devido às suas características, é um autêntico viajante global, e poucos navios podem se gabar de terem viajado os quatro continentes, algo que este nosso pequeno herói, certamente fez.
No Brasil, entre outros portos, de realçar as inúmeras viagens à Amazônia, subindo o Rio Amazonas acima, até lugares onde outros navios simplesmente não conseguem ir, devido às suas dimensões.
Quanto ao seu futuro, permanece incerto o seu mercado de destino, pois a Ellevi Shipping recentemente adquiriu o C. Columbus, da Hapag-Lloyd, que irá surgir ao serviço da Plantours & Partner como HAMBURG, enquanto que o MS Vistamar, segundo fontes, irá surgir a operar agora ao serviço do mercado francês fretado ao operador Cap Plein Croisieres.
A finalizar, uma inconfidência, tive o prazer de fazer um minicruzeiro no VISTAMAR, onde tive o prazer de conhecer um casal de passageiros alemães, que gostam tanto deste navio, que inclusive já fizeram mais do que 15 cruzeiros nele...
Resumindo: o passageiro, deixa de ser um número, e passa a estar em “casa”, a ser um amigo, e mostra o quanto intimistas e únicos os pequenos navios podem ser.
Em tempo: O bonde da História
O bonde Camarão pintado com uma baleia estilizada homenageia o Santos Futebol Clube por suas inesquecíveis conquistas.
O veículo começou a circular no último dia 2 de julho, com a presença de vários jogadores do passado do Peixe. O bonde turístico fará o percurso pelo Centro Histórico de Santos. A foto é do jornalista Armando Akio.