Segunda, 20 Mai 2024

A coluna Recordar desta semana abre espaço para um dos maiores admiradores de navios, Dimas Almada, residente no Funchal, Ilha da Madeira. Diga-se de passagem, sempre presente no Brasil através de cidadãos madeirenses e descendentes, que fazem presentes as tradições da famosa ilha.

Quase que diariamente os e-mails entre Dimas e eu vão e vêm com assuntos variados sobre o que apreciamos: navios.


O Vistamar passou por alteração de registo para Espanha-Las Palmas
de Gran Canaria em 2000. Armador: Vistamar Canárias S.A.

Recentemente, fiz um convite a Dimas para enviar um artigo sobre um navio que tivesse admiração.

Poucos dias depois, esse autêntico shiplover atendeu o meu pedido e mandou o texto que segue, com belas ilustrações desse pequeno e simpático transatlântico de cruzeiros:

Vistamar
Ano de construção: 1989
Estaleiro: Unión Naval de Levante SA (UNL), Valência, Espanha.
Bandeira: Itália
Porto de registro: Veneza
Número do casco: 175
Número IMO: 8701193
Armadora: Ellevi Shipping Srl (Itália)
Shipmanager e operador: So Ge Vi Srl. (Itália) / Plantous & Partners Deutschland


Mais uma alteração de registo, em 2006, para Valletta,
Malta - Vistamar S.A.

Registro bruto: 7.478 toneladas de registro bruto (TRB)
Comprimento: 117,40 metros
Boca (largura): 16,82 metros
Calado: 4,553 metros
Camarotes: 150
Capacidade máxima de passageiros: 330
Tripulantes: 110
Máquinas: 2 oil engines with flexible couplings & single reduction geared to screw shafts driving 2 CP propellers at 192 rpm
Potência: Mcr 3.898kW (5.300hp)
Velocidade: 17 nós

Histórico
Este navio foi uma referência na construção de paquetes expedicionários, sendo por si um marco de transição da Indústria Naval de Espanha, nomeadamente na relação de evolução de design antigo/moderno.


Nova a alteração de registro da embarcação para São Vicente
e Grenadinas (2006) - Vistamar Shipping

A embarcação foi construída na sua gênese como um dos primeiros navios modernos expedicionários, e resultou de uma joint-venture entre um grupo hoteleiro espanhol Hotel Mariños e capitais da Companhia Transmediterrânea.
 
Porém, a conjuntura dos anos 80 não permitiu a este navio ser operado exclusivamente pelo mercado espanhol, como inicialmente previsto, onde ficaria baseado nos arquipélagos das Baleares e Canárias, e cedo encontrou charter no mercado alemão, mercado este que desde 1989 trabalhou em exclusivo e com notável sucesso.


Navio foi vendido para o armador Ellevi Shipping SRL, Italia (2007). Alteração do Porto de Registo para Veneza.

Clique aqui para ler a segunda parte deste artigo.

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