Clique aqui para ler a primeira parte deste artigo.
Em 1924, transportou para Nova York o príncipe de Gales, que foi nomeado rei Edward VIII e, mais tarde, duque de Windsor.
Os melhores camarotes eram reservados aos passageiros fiéis, mas ocasionalmente havia alguns contratempos. Por exemplo, quando o comodoro Vanderbilt viu a suíte favorita ocupada por outro passageiro, imediatamente fez reserva por dez anos!
Ilustração publicitária da britânica
Cunard na década de 1930. Reprodução.
As características técnicas do Berengaria eram as seguintes:
País construtor: Alemanha
Estaleiro construtor: Bremer Vulkan (Hamburgo)
Lançamento: 1913
Tonelagem de arqueação bruta: 52.117 toneladas
Comprimento: 303 metros
Boca (largura): 32 metros
Velocidade média: 23 nós (42,6 km/h)
Passageiros: 2.723, sendo 908 na primeira classe
O Berengaria navegou com muito sucesso até 1938, após uma trajetória de brilho e glória que nem a demolição conseguiu apagar! Ele foi demolido após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), mais precisamente em 1946.
Os antigos transatlânticos, comparados aos modernos navios de cruzeiro, podem parecer ultrapassados, mas podemos observar e admirar a elegância graças às imagens que permaneceram ao longo das décadas.
Os navios de passageiros do século 20 tinham linhas clássicas, conveses externos, chaminés, asas nas pontes de comando e paus de carga (guindastes), que lhes davam um ar mais marinheiro.
Tudo isso sem deixar de dizer que eram mais elegantes e esplendorosos.
Por essas razões, os navios de passageiros clássicos ou, se preferirem, dos anos dourados, têm uma imensa legião de admiradores espalhados pelos quatro cantos da Terra!
Felizmente ainda restam alguns sobreviventes, que brevemente serão assunto para outro artigo.
Homenagem
O Capitão dos Portos de São Paulo, capitão-de-mar-e-guerra Gerson Luiz Rodrigues Silva e o empresário santista e soamarino Eugênio Pierotti foram homenageados com a Ordem do Mérito Naval da Marinha do Brasil, no grau de cavaleiro - no Comando do 8º Distrito Naval, na Capital Paulista - durante comemoração dos 146 anos da Batalha Naval do Riachuelo. A justa homenagem aconteceu no último dia 10 de junho.