Clique aqui para ler a primeira parte deste artigo.
Não quero entrar em confronto com ninguém. Apenas sendo sincero e, como simples cidadão, afirmo que gostei do projeto de revitalização e expansão do conhecido Hotel Avenida Palace, pretendido pelo Grupo Mendes.
Vista das avenidas da praia com o maior jardim do mundo a beira
mar plantado. Cartão-postal da coleção do autor - 1959.
A matéria, intitulada “Projeto para ampliar hotel gera polêmica”, foi publicada em A Tribuna, na edição de 3 de maio de 2011, uma terça-feira.
Através de cartões-postais antigos da minha coleção, constatei que foram feitas mudanças, como, por exemplo, um muro que existiu até o início da década de 1940. Outra alteração foi a construção de uma marquise, que não fazia parte do projeto inicial.
Sinceramente, não sou contrário à construção de um prédio de 20 andares na parte interna do atual hotel, que viria a se tornar um cinco estrelas, dando grande brilho e maior prestígio à Cidade.
Projeto de revitalização e de
expansão do Avenida Palace.
Divulgação.
Em viagens pelo exterior, notei alterações em antigos prédios – sem modificação nas fachadas.
Guardadas as devidas proporções, permita-me, caro leitor, dizer que em 1989 foi concluída – no mundialmente conhecido Museu do Louvre, em Paris, França – a Grande Pirâmide, construção em vidro e metal, que se tornou ponto de referência para a Cidade-Luz.
A pirâmide do Louvre provocou grande controvérsia, porque muitos sentiram que a construção futurista estaria fora de lugar, junto de um prédio com arquitetura clássica. Hoje muitos aceitam e apreciam essa bela fusão do antigo com o moderno!
Portanto, na minha sincera opinião, é válida essa ampliação do Avenida Palace, desde que a fachada do hotel não sofra modificações.
Espero que essa maravilhosa obra arquitetônica se transforme em realidade!
Santos merece ser moderna!