Domingo, 19 Mai 2024

Separava imagens de antigos cargueiros para um texto quando casualmente recebi e-mail enviado por Wanderley Duck com o assunto “No Túnel do Tempo – Navios”.

* Lembranças da Moore–McCormack Lines

Ao abrir o e-mail, me deparei com uma rara imagem de um dos cargueiros da série C-3 da armadora estadunidense Moore–McCormack Lines, passando pela amurada da Ponta da Praia, o nosso mirante de navios.

A imagem foi clicada por Renato Larangeira, já falecido, pai de Cláudio Larangeira, fotógrafo especializado em automóveis de competição e expedição.


O Mormacmail navegando no canal de navegação do Porto de Santos,
mais exatamente na Ponta da Praia, num dia de fevereiro de 1949.
Foto magistral de Cláudio Larangeira.

Uma das distrações de Renato era caminhar, na companhia da esposa, nas imediações do Aquário de Santos, na Ponta da Praia, e fotografar tudo que visse de interessante, como é o caso da imagem que abre este artigo com chave de ouro. Um autêntico brinde para os que apreciam navios!

O navio aparenta ser o Mormacmail (na tradução para o português seria Mormac Correio), um dos cargueiros da série C-3 que trouxeram e levaram riquezas do Brasil, principalmente café, para o mercado norte-americano.

Com sensibilidade, Renato Larangeira fotografou o Mormacmail em fevereiro de 1949, eternizando a imagem para que os shiplovers sempre a apreciem!

Clique na imagem para ver em tamanho ampliado

Anúncio da armadora Moore McCormack Lines, publicado
no livro da Companhia Docas de Santos, editado
em 1956. O anúncio mostra a posição de seus
navios em um dia qualquer. Coleção do autor.

A série de cargueiros C-3 é de 1938. Era constituída por navios que foram requisitados pelo governo dos Estados Unidos para os serviços de guerra.

A Moore–McCormack Lines era uma das maiores companhias de navegação do mundo. Só para se ter uma ideia da sua grandeza, em 1956 a frota era composta de 37 navios, dois deles de passageiros, o Brazil e o Argentina – os antigos.

Havia um terceiro navio de passageiros, o Uruguay, que já tinha saído de linha.


Cartão-postal oficial da Moore-McCormack mostrando um cargueiro
da série C-3. Duas de suas características eram o nome da companhia
pintado no costado do navio e o grande número de mastros para o
sustento dos paus de carga. Coleção do autor.

Os três faziam parte da que ficou conhecida como Frota da Boa Vizinhança. Esta iniciativa surgiu por solicitação do presidente norte-americano Roosevelt, que considerava que a costa leste da América do Sul merecia ser atendida por transatlânticos maiores do que aqueles que estavam em serviço e eram operados por outras armadoras.

Os cargueiros da Moore–McCormack serviam, também, linhas para a Escandinávia, Polônia e Rússia.

Clique aqui para ler a segunda parte deste artigo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!