Domingo, 19 Mai 2024

Na foto clicada por Benê Siqueira, nas dependências do
Shopping Parque Balneário, mais precisamente em frente ao
Café da Beth, vemos o  nosso memoralista Tatau, que deu a
idéia deste artigo, os jornalistas Edison Carpentieri, Clovis Hazar,
respectivamente editor e fundador do conhecido Jornal da Orla
e do autor. (Março-2006).


Este artigo deve-se a um feliz encontro com o amigo José Carlos Fonseca Lopes, conhecido carinhosamente pelos amigos como Tatau, num fim de semana no Shopping Parque Balneário, local de encontro aos sábados de vários amigos para um bate-papo descontraído e alegre. Entre os vários assuntos, Tatau lembrou da passagem do transatlântico Brasil que nos anos 70, já estava sendo operado pela Holland American Lines na área de cruzeiros marítimos. Ele era um dos organizadores dos cruzeiros na empresa Orbe Turismo, que ficou muito conhecida na nossa Cidade. Por ter navegado durante alguns anos como navio de passageiros da Mooremack e no caso, como navio de turismo.

Vale lembrar que conheci Tatau através de Benê Siqueira, mais precisamente na porta de entrada do Museu do Café, quando após um almoço no restaurante Paulista dávamos um passeio pelo Centro Histórico de Santos.

 

O Brazil, ex-Virginia, um dos integrantes da Frota da
Boa
Vizinhança que teve seu início em 1938, ligando os
EUA com a América da Sul.


A Moore McCormack Lines, companhia de navegação dos Estados Unidos entrou nas operações pós-Segunda Guerra Mundial com uma frota de 33 navios mistos (de transporte de cargas e de passageiros), de construção recente ou reprojetados, equipados com instalações para atender às exigências mais requintadas dos exportadores e dos viajantes da época. Essas informações são da armadora.

Em três rotas vitais unindo uma dúzia de países, esses navios incluíam um grupo de sete novos cargueiros, combinando características especiais com o projeto básico, os três grandes transatlânticos de luxo da chamada “Frota da Boa Vizinhança” (Brazil, Argentina e Uruguay ) e 23 modernos cargueiros - todos construídos a partir de 1940.

Os itinerários incluíam algumas das mais importantes rotas comerciais do mundo. Movimentavam alimentos, matérias-primas e produtos manufaturados em dois serviços distintos entre os portos do Atlântico e do Pacífico dos Estados Unidos e do Canadá e a costa leste da América do Sul.

Cartão-postal de Boas Festas da Moore-McCormack Lines,

mostrando o SS. Uruguay no porto do Rio de Janeiro, final da
década de 1940.


Em uma terceira linha marítima, eles atuavam entre os portos da costa atlântica dos Estados Unidos e os países escandinavos e bálticos da Europa. De acordo com a Moore-McCormack, um papel vital, de fato, na construção de uma saudável economia mundial.

 

Clique aqui para ler a segunda parte deste artigo.

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