O cruzador Tamandaré, ex-USS Saint Louis, fundeado na Baía da
Guanabara. Nota-se um belo aspecto marinheiro. Tinha grande
poder de fogo. Acervo: Wanderley Duck.
Coming Out of Hell (Saindo do Inferno) foi o título de um quadro a óleo sobre tela pintado por George Sanson e oferecido à Academia Naval de Anápolis, nos Estados Unidos, em 6 de dezembro de 1981. Foi inspirado em foto obtida durante o ataque japonês à Base Naval de Pearl Harbour, em Honolulu, Havaí.
* "Tamandaré": o último cruzador da Marinha do Brasil
* Patrono da Marinha: notória dedicação à vida naval
A fotografia mostra o cruzador ligeiro Saint Louis (homenagem à capital do Missouri), de prefixo CL 49, no dia 6 de dezembro de 1941, navegando rumo à saída do molhe que limita a barra de Pearl Harbour, durante o ataque aéreo que aniquilou quase por completo a esquadra dos Estados Unidos no Pacífico, em especial os encouraçados, como Arizona, West Virginia e Nevada. O ataque motivou os Estados Unidos a entrarem na Segunda Guerra Mundial.
O Saint Louis foi a belonave de maior porte que – sob fogo inimigo e a ele respondendo – conseguiu deixar o fundeadouro, desviar-se dos destroços que interferiam na navegação e contornar o poderoso encouraçado Nevada que estava em chamas e chegar a mar aberto. Ao sair do molhe, quase foi atingido por dois torpedos lançados por um minissubmarino japonês, que explodiram a poucos metros do casco do Saint Louis. Esse acontecimento lhe deu o apelido de Luck Lou (Lu, o Sortudo), ratificado por outros acontecimentos na Guerra do Pacífico.
A fotografia mostra o USS Saint Louis (à direita), no dia 07 de
dezembro de 1941, deixando Pearl Harbor, durante ataque japonês.
Pela sua proa, o encouraçado USS Nevada em chamas. Reprodução.
Mas não somente pelos feitos guerreiros o Saint Louis foi um navio de sorte, pois nasceu tendo como madrinha uma linda jovem, miss Narray Lee Morrill, eleita a Rainha do Amor e da Beleza na cidade de Saint Louis.
Um grande fator que contribuiu para o sucesso do cruzador ligeiro foi a certeza do seu comandante, capitão George Arthur Rood, que acreditava que o conflito mundial era inevitável. Assim, ele treinou incessantemente a tripulação para tal finalidade.
A imagem de cartão-postal adquirido no Memorial do USS Arizona, em
Pearl Harbor, mostra o West Virginia e o Arizona afundados. Col. do autor.
Devido a tal visão, o então almirante Rood foi sepultado no Cemitério Nacional de Arlington, em Washington, D.C., onde ficam os corpos dos heróis americanos.
Clique aqui para ler a segunda parte deste artigo.
O USS Saint Louis, que ficou conhecido como Luck Lou (Lu o sortudo),
deixando Tulagi, em 1943. Reprodução.
O USS Saint Louis, que teve a proa atingida por um torpedo, durante a
batalha de Kolombangala, em julho de 1943. Acervo de Wanderley Duck.