Estou no ramo de despachos aduaneiros há exatamente 38 anos. Atuei como comissário de despachos, fui ajudante de despachante aduaneiro de Humberto Pierry e, finalmente, despachante aduaneiro.
Uma das maiores honras da minha vida foi me tornar integrante do quadro de associados do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos, o conhecido SDAS.
No palco do salão do Mendes Convention Center, o presidente do SDSA,
Claudio de Barros Nogueira e sra., ladeados pelo Inspetor da Alfândega de Santos, José Antonio Gaeta Mendes e Sra., Daniel Mansano, da
Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros, e Alvaro Pinedo
Arevalo, secretário da ASAPRA, durante apresentação de Tony
Lamers da TV Tribuna. Clique para ver em tamanho ampliado.
Desde menino, sempre tive admiração pela profissão, pois próximo à minha residência, na Avenida Almirante Cochrane, residia um conhecido e respeitado despachante de Santos, Edmundo Pierry, pai de um amigo já falecido, o também despachante José Horácio Teixeira Pierry.
De tanto ouvir sobre desembaraço aduaneiro, Alfândega e tudo ligado a essa atividade do comércio exterior, me senti inclinado a exercer a profissão. Felizmente, o meu sonho se concretizou!
Recebendo os convidados, na escadaria de acesso ao salão de festas,
os diretores Marcelo Antunes Pereira, Edson Gutierrez e Carlos Alberto
Melo. Ao fundo, um belo quadro com a fotografia da diretoria do SDAS.
Hoje, me ufano de ter participado da comemoração do centenário do SDAS, que apagou as 100 velinhas do bolo de aniversário.
A trajetória do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região está intimamente ligada com a história do Brasil.
Durante a celebração do centenário, o dinâmico presidente do Sindicato
dos Despachantes Aduaneiros, desde 2001: Claudio de Barros Nogueira
Por ser pioneiro, a influência do SDAS foi de fundamental importância nas decisões da categoria. Foi fundado em 26 de março de 1911, na Cidade que abriga o maior porto da América Latina.
Na época da fundação, o SDAS tinha apenas 52 associados. Atualmente, são 1.339 despachantes aduaneiros, responsáveis pela preparação da documentação de mercadorias de importação e exportação. Estão em atividade 867 despachantes aduaneiros, além de 252 aposentados e 220 viúvas.
Foto tirada durante o alegre jantar comemorativo dos 100 anos
Cláudio de Barros Nogueira, presidente da entidade desde 2001, disse que está particularmente feliz de participar de data tão importante.
Como presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos, sente a responsabilidade do cargo, mas afirma que também conta com uma equipe presente, ativa e disposta – diretores, funcionários, empresas contratadas e principalmente os associados -, sempre presentes nas decisões da categoria.
Numa das mesas, o autor e Sra., com o casal Regina e Antonio Carlos Martins
Clique aqui para ler a segunda parte deste artigo.