Clique aqui para ler a primeira parte deste artigo.
O Andes retornou a Santos em 25 de janeiro de 1970, quando atracou no Cais do Armazém 19 da Companhia Docas de Santos (CDS), então a concessionária administradora e operadora do complexo portuário santista. O retorno ocorreu 11 anos após despedir-se da Cidade, como navio de passageiros
A bordo do Andes estavam 440 turistas ingleses em viagem de cruzeiro. As escalas foram: Ilha da Madeira, Salvador, Santos, Montevidéu, Buenos Aires e no retorno, Rio de Janeiro, onde os cruzeiristas assistiram ao desfile das escolas de samba. Na época os desfiles cariocas aconteciam na Avenida Presidente Vargas.
A derradeira passagem do Andes pelo cais santista serviu para matar as saudades das pessoas ligadas ao porto e ao setor marítimo, bem como antigos funcionários da agência marítima da Mala Real Inglesa, que funcionou na Rua XV de Novembro, no Centro de Santos.
Os ambientes internos do Andes eram luxuosos. O navio media 204 metros de comprimento, deslocava 25.689 toneladas e tinha capacidade para 324 passageiros na primeira classe e 204 na segunda.
A passagem do Andes nos idos de 1950 foi tão marcante, para mim, que, passados mais de 60 anos, continua indelevelmente guardada no coração, recordação que continuarei a saudar sempre que surgir na memória!