O britânico Andes, da Royal Mail Lines, foi o primeiro navio de passageiros que vi na vida. Era um domingo acinzentado na Santos do início de 1950. Eu estava no calçadão da Ponta da Praia na companhia dos meus pais.
* Navios em cartões-postais
* O luxuoso transatlântico britânico Aragon - 1905
A inesquecível cena ainda está guardada na minha memória, como se fosse hoje – uma presença firme e viva!
O Andes foi o segundo navio a ostentar tal nome. O anterior veio pela primeira vez à América do Sul em 1913 e participou da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Posteriormente, foi rebatizado com o nome Atlantis e participou de numerosos cruzeiros.
Cartão-postal do memorável Andes, com as cores de navio de
cruzeiro marítimo, atracado no cais da Praça Mauá, junto ao prédio do
Touring Club, no Rio de Janeiro. Presente recebido de Julio A. R. Paes.
O Andes que está gravado eternamente na minha retina foi lançado ao mar em março de 1939. A viagem inaugural ocorreu em setembro daquele ano, mas com a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi requisitado pelo Almirantado britânico, que o destacou para servir como navio-transporte de tropas.
Com o término do conflito internacional, o navio foi devolvido para a armadora, a Royal Mail, e então passou por reformas.
Nesta nova etapa, fez a viagem inaugural partindo do porto inglês de Southampton rumo ao Brasil e Rio da Prata, em janeiro de 1948. Integrou esta rota até 1959, quando foi substituído pelos novos Amazon, Aragon e Arlanza.
Na aquarela de Julio Augusto Rocha Paes, o Andes com as cores
de navio de passageiro (casco preto), manobrando no Estuário do
Porto de Santos, auxiliado pelo rebocador Saturno (Wilson,Snos),
em 1953. Uma fotografia clicada no mesmo ano pelo falecido
fotógrafo José Dias Herrera serviu de base para a aquarela.
Foi nesta fase de viagens entre a Europa e o Brasil e o Prata que tive a memorável oportunidade de avistar a passagem do Andes na Ponta da Praia!
Já estavam fora da linha os famosos Highlands, como o Highland Brigade e o Highland Monarch.
Quanto ao charmoso Andes, ainda em 1959, o casco foi pintado de branco. E em 1971 foi vendido para demolição. Já estavam fora da linha regular os conhecidos Highlands – Highland Princess, Highland Monarch, Highland Brigade e Highland Chieftain, além do sempre lembrado transatlântico Alcântara.
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