No último dia 15, a cidade de Santos (SP) recebeu pela primeira vez o esperado e gigantesco Mariner of the Seas, o maior transatlântico que já escalou o Porto de Santos em todos os tempos. O navio mede 311 metros de comprimento, desloca 140.000 toneladas e tem capacidade para receber 3.835 cruzeiristas.
O gigantesco Mariner of the Seas pela primeira vez no canal de
acesso ao Porto de Santos por volta das 5 horas da terça-feira dia
15/02. Foto de Marina Silvares.
Muitos acordaram de madrugada para assistirem da famosa amurada da Ponta da Praia a sua majestosa passagem rumo o armazém 32 da Codesp (atracou às 5h30). Dentre os aficionados assistentes lá estavam José Carlos Silvares, sua filha Marina Silvares, Gustavo Giraud, Emerson Franco Rocha da Silva, Marcelo Vieira e Rafael Viva. Do amigo Silvares recebi um e-mail que dizia: “Valeu a pena madrugar...” O que me deixou frustrado, pois deixei de assistir a entrada do Mariner.
Vale recordar que a sua armadora, a Royal Caribbean Cruise Line foi fundada por três armadoras norueguesas – Anders Wilhelmsen & Company, I. M Skauge & Company e mais tarde a Gotaas Larse.
Segundo o admirável escritor e pesquisador marítimo José Carlos Rossini, Edwin Stephan, da Royal Caribbean, acreditou que o conceito de turismo internacional de massa partia de uma idéia muito simples – Um navio de cruzeiros deveria ser um centro de lazer girando em torno de um hotel flutuante, navegando por zonas exóticas e paradisíacas do planeta e oferecendo em curto espaço de tempo (de 3 a 10 dias) diversão e distração a preços módicos.
O Mariner passando na altura do Pier do Pescador, na Ponta da
Praia. Na foto, aparece Gustavo Giraud fotogrando o maravilhoso transatlântico. Foto: Marina Silvares.
Esse conceito deu certo como comprova o famoso trio da Royal Caribbean – Sovereign of the Seas (1987), Monarch of the Seas (1994) e Majesty of the Seas.
A frota da Royal Caribbean é poderosa com seus deslumbrantes navios como exemplo: Splendour of the Seas, Vision of the Seas, Voyager of the Seas, Explorer of the Seas, Freedom of the Seas e o fabuloso Oasis of the Seas (o maior).que mede 361 metros de comprimento, 66 de largura, desloca 225.000 toneladas, 2.704 cabines para turistas e 1.181 para tripulantes e, capacidade para 6.360 hóspedes. Foi entregue em 2.009.
O Mariner of the Seas, o maior transatlântico que até o presente
escalou na cidade de Santos. Com 311 metros de comprimento e um deslocamento de 140 mil toneladas, a excelente foto de Silvio Roberto Smera mostra a embarcação quando foi clicada ao deixar a Cidade e
passar pela linha das balsas do Guarujá.
Os transatlânticos da classe Voyager, possuem grandes espaços de lazer como, campo de minigolf, piscinas, ringue de patinação, paredes de escalada. A maior atração ´o Royal Promenade, uma auatêntica rua, com lojas de grifes, confeitarias, sorveterias, cafeterias e, tudo mais que imaginarmos. Nessa rua acontecem festas e desfiles.
Vale ressaltar que até o próximo 13 de março, o Mariner fará mais 5 escalas, ficando o destaque para o cruzeiro do carnaval.
Todo o esplendor do Mariner of the Seas, clicado no momento em
que passava pela antiga Ponte dos Práticos, atual Edgard Perdigão.
Foto: Silvio Roberto Smera.
Através de fotos enviadas pelos amigos Silvio Roberto Smera, Marina Silvares e Jorge Mariano e meu filho Gustavo Giraud, vamos assistir de perto as memoráveis passagens de entrada e saída do grande transatlântico.