Quarta, 08 Janeiro 2025

Como já disse algumas vezes, graças à minha idade, 65 anos, que diga-se de passagem passou fugazmente, tive grandes privilégios de apreciar coisas marcantes e interessantes da Cidade de Santos. Como exemplos cito: a era Pelé, as alegrias trazidas pelo Santos Futebol Clube campeão de vários campeonatos (inclusive campeão mundial duas vezes), os bondes circulando por vários itinerários, cafés, restaurantaes, lojas inesquecíveis como a DISCOPA e a Sears.


Capa de folder publicitário da famosa armadora Italia Società di
Navigazione. Reprodução.

Isso sem esquecer dos cinemas que eram as maiores atrações da Cidade. Era hábito, também, quase todas as famílias freqüentarem assiduamente os clubes santistas como: Saldanha, Internacional, Regatas Santista, Atlético Santista, Sírio-Libanês, Clube XV, C entro Português, Caiçara Clube, e muitos outros.

Dentre todas essas coisas maravilhosas do grande passado de Santos, uma gosto sempre de recordar, isto é, aquela em que o Porto de Santos recebia inúmeros transatlânticos de várias nacionalidades, dos quais recordo sempre.


O majestoso transatlântico Augustus passando na altura da
antiga Ponte dos Práticos, atual Edgard Perdigão, na Ponta da
Praia - Santos. Foto enviada por Julio Augusto Rocha Paes.

Muitos são memoráveis como o Vera Cruz, Santa Maria, Andes, Alcantara, Bretagne, Provence,,Conte Biancamano. Conte Grande, Alberto Dodero, Rio de la Plata, Cabo San Roque, Cabo San Vicente, Brasil, Argentina e, por aí afora.

Todos tinham, grande prestígio entre os passageiros, como também pelos portos das cidades por onde passavam.

Porém, os que mais agitavam a Cidade de Santos, na época de ouro dos navios de passageiros, sem dúvidas eram os italianos Augustus e Giulio Cesare da Italia Società Di Navigazione - Genova, construídos após a Segunda Guerra Mundial.


O único existente dos gêmeos é o Augustus, que tem como nome
S/S Philippine, que atua como hotel e restaurante nas Filipinas. Foto
enviada por Julio Augusto Rocha Paes.

Da minha parte não sei qual dos dois era o meu dileto, pois ambos tinham seus encantos e personalidades próprias. Assim ambos gozavam da minha admiração.
 
Essa lembrança prende-se ao fato de recentemente ter recebido fotos interessantes dos amigos Julio Augusto Rocha e do Comandante da aviação comercial Wanderley Duck, que ilustram e dão um brilho especial no artigo desta semana.


O Giulio Cesare deixando Santos em 1970. Quem seria o prático que
vem na antiga lancha da praticagem santista? Foto enviada por
Wanderley Duck.

Através desta singela lembrança, convido os amigos leitores para que leiam o artigo. E uma ótima viagem através da imaginação.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!