Na segunda metade dos anos 90, encontrava-me em Miami, quando li num folder publicitário da Cidade, uma frase que chamou minha atenção: MIAMI A CAPITAL MUNDIAL DOS CRUZEIROS. Até aí nada demais, pois anualmente nos Estados Unidos, mais de 08 milhões de pessoas participavam dessa modalidade do turismo e, Miami certamente ficava com a maior parte desse nicho.
Trecho das praias e jardins da Cidade de Santos, a capital brasileira dos cruzereiros marítimos. Foto: Tadeu Nascimento.
Na época eu era um assíduo colaborador de A Tribuna, mais exatamente na coluna Memória do Porto & Mar. Assim, estribado na frase de Miami, adaptei para a nossa Cidade essa frase, que ficou: Santos Capital dos Cruzeiros no Brasil e, atualmente é largamente usada quando se fala em cruzeiros marítimos.
Não era prepotência, mas sim uma afirmação pois na ocasião tínhamos em média 04 transatlânticos por temporada. Já na temporada de cruzeiros 2002/2003, passaram mais de 150.000 turistas em embarque e desembarque. Além disso, gerou uma receita de R$ 17 milhões. E já era anunciado para a temporada seguinte, novos transatlânticos que eram: Blue Dream, Island Escape, Melody e Costa Tropicale, num total de 77 escalas.
O MSC Armonia, conduzido pelo prático Claudio Paulino, abrindo com
chave de ouro a temporada 2010/2011, no último 08 de outubro. Foto:
Silvio Roberto Smera.
No entanto, não imaginava que o sucesso alcançaria os patamares, da atual temporada, onde participarão 22 navios que movimentarão mais de 01 milhão de cruzeiristas.
Por essa razão enviei um artigo relatando esse acontecimento para a famosa Revista de Marinha de Portugal, uma das melhores revistas sobre assuntos marítimos do mundo, senão a melhor. Vale lembrar que a revista foi dirigida por muitos anos pelo comandante Gabriel Lobo Fialho e, atualmente pelo almirante Alexandre da Fonseca.
Interior do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini do Grupo Concais,
por onde passarão mais de um milhão de cruzeiristas. Foto: Reprodução.
O texto foi publicado na RM Digital, que é acessada por leitores de várias partes do mundo. O artigo é ilustrado por uma foto do MSC Armonia, conduzido pelas orientações do Prático Cláudio Paulino abrindo a temporada brasileira de cruzeiros 2010/2011.
O Funchal se aproximando do canal de acesso do Porto de Santos, em
março de 1996, vindo de Buenos Aires e Punta del Este. Na foto, a Praia
do Góes e a Fortaleza de Santo Amaro. Estar no Funchal é estar lá e aqui
ao mesmo tempo. Foto: José Carlos Rossini.
O alegre e elegante Rembrandt, deixando Santos rumo a um novo
cruzeiro. 1998. Foto: do autor
O Costa Marina pelas diversas tempordadas pelo Brasil deixou seu
nome gravado na Cidade de Santos - 1997. Foto: do autor
O sempre lembrado Island Escape, participante da temporada de
2003/2004. Naquela temporada mais de 150.000 cruzeiristas de cinco transatlânticos que tiveram a Cidade como porto base (total de
77 escalas). Foto: do autor.
Na última temporada, o holandês Rotterdam da Holland-America
Cruises passou em trânsito pela Cidade com turistas estrangeiros.
Foto: Silvio Roberto Smera.
Capa da excelente Revista de Marinha - Portugal,
cujo tem principal são os assuntos do mar (Navios,
Portos, Marinhas de Guerra, Comércio, Pesca e
Recreio), sempre tem dado grande divulgação aos
acontecimentos brasileiros. Seu editor/diretor é o
Almirante Alexandre da Fonseca - Reprodução.