Vale começar dizendo que foi através do Porto de Santos, no litoral paulista, que chegaram os primeiros equipamentos da marca RCA Victor, ao custo de 16 milhões de cruzeiros para transmissão da televisão no Brasil, bem como os primeiros televisores.
Anúncio da estadunidense RCA Victor,
fornecedora dos equipamentos de transmissão
da PRF3-TV Emissoras Associadas -1950.
Reprodução.
Em junho de 1930, a germânica Telefunken, durante a Feira de Amostras do Rio de Janeiro, fez a primeira demonstração pública de televisão no Brasil. Somente convidados viram essa apresentação.
A primeira emissora de televisão no Brasil surgiu em 1950: a TV Tupi Difusora de São Paulo-PRF3TV. A transmissão experimental em circuito fechado foi uma apresentação do Frei José Mojica (ex-ator de Hollywood), visto em dois receptores de TV instalados no saguão do Edifício dos Diários Associados, empresa proprietária da emissora, e em outros dois colocados ao ar livre para ser assistida pelo publico.
No início, a emissora Tupi de São Paulo
funcionava somente durante parte do dia - 1950.
Reprodução.
Graças ao milagre do seu proprietário, o jornalista Francisco de Assis Chateaubriand, o Chatô, a inauguração oficial aconteceu em 18 de setembro, com o quadro Apoteose, com apresentação da cantora santista Lolita Rodrigues, que interpretou a canção Coração da TV. Ela substituiu Hebe Camargo, que estava com forte resfriado.
O primeiro programa transmitido foi o TV na Taba, dirigido por Cassiano Gabus Mendes e com apresentação de Homero Silva. Participaram Hebe Camargo, Lima Duarte, Mazzaropi, Aurélio Campos e Walter Forster. Já no Rio de Janeiro, a TV Tupi foi inaugurada em janeiro de 1951.
O aparelho adquirido por Gerson da Costa Fonseca em 1952, na
Casa do Rádio, que ficava na Rua Amador Bueno com a D. Pedro II,
era no mesmo estilo da que aparece na ilustração, um verdadeiro 3x1: televisão, rádio e vitrola - 1952. Reprodução.
As primeiras emissoras funcionavam somente durante uma parte pequena do dia e o raio de alcance do sina era limitado, de cerca de 100 quilômetros. Vale dizer que, naquele início da televisão, os aparelhos sofriam interferências e tinham chuviscos demasiados. Mesmo assim era uma grande atração.
Clique aqui para ler a segunda parte deste artigo.
O programa O Céu é o Limite (perguntas e respostas) tinha o
patrocínio da Varig e era muito aguardado pelos telespectadores
do passado - 1959. Reprodução.
Um dos seriados de tevê mais assistidos era
Jeanne é um Gênio, interpretado por Barbara Eden.
Reprodução.
Certos anúncios da televisão foram marcantes,
como o dos cobertores Parayba, que tinha uma
canção lembrada pelos que vivenciaram aquela
época - 1959. Reprodução.
Quando da inauguração da TV Tupi, em 1950, vemos
Chateaubriand, Homero Silva e Lolita Rodrigues. Reprodução.