No livro "Cartão-Postal – Fascínio e Memória", lançado durante a exposição organizada pela Associação de Cartofilia do Rio de Janeiro, realizada de 26 de agosto a 27 de setembro de 1986, consta um texto dedicado aos transatlânticos, que conta o seguinte:
As viagens por mar sempre fascinaram as pessoas, e os navios de passageiros tiveram grandes destaques como principal meio de transporte entre os continentea e mesmo como fator de integração nacional, caso da costa brasileira, ao ser por muito tempo, elo de ligação entre o Sul e o norte do País. É tradição, ainda hoje, as companhias de navegação emitirem e distribuírem a bordo cartões-postais de seus navios, que além de servirem de recordação da viagem, têm aspecto de divulgação. Hoje, graças aos colecionadores, conservam a memória e o fascínio dos velhos navios que cruzavam os oceanos.
O transatlântico DANUBE da ROYAL MAIL STEAM PACKET COMPANY,
lançado em 1893, Glasgow - Escócia, media 128,01 metros de
comprimento e deslocava 5.191 toneladas. Foi demolido em 1920.
Coleção do autor
Baseado neste curto texto, repleto de recordações, a coluna Recordar do PortoGente, como se utilizando de um painel, exibe belas imagens de postais de navios britânicos, germânicos, franceses e italianos que, para o Brasil, trouxeram pessoas de várias nações cheias de esperança, que deixaram seus países de origem na busca de uma vida melhor. Os nossos antepassados. Os emigrantes.
Os navios de passageiros que são exibidos antecedem a década de 1930.
O italiano DUCA D´AOSTA da NGI - NAVIGAZIONE GENERALE
ITALIANA fez viagem inaugural em 1909 na rota Genova, Nápolis,
Nova Iorque. Em 1921, foi transferido para a linha da América do Sul.
Media 144,77 metros de comprimento. Foi demolido em 1929.
Coleção do autor
Assim, graças aos cartões-postais, ficou o precioso legado de podermos apreciar imagens dos navios que trouxeram nossos avós, que cada um a sua maneira ajudaram a construír o nosso querido Brasil.
Este artigo é dedicado aos amigos e associados da ACARJ, que realiza exposições de cartões-postais. Atualmente é presidida pelo dinâmico Edson Lucas.
O germânico CAP POLONIO da Hamburg Sud tinha três chaminés,
foi lançado ao mar em 25 de março de 1914. Coleção do autor
O transatlântico francês Massilia, da COMPAGNE DE NAVIGATION
SUD ATLANTIQUE, foi um dos navios mais conhecidos no Porto de
Santos, devido ao crime da mala, onde Maria Féa foi a vítima.
Coleção do autor
O elegante Alcantara, da Royal Mail Line, fez viagem inaugural em
1927 e sua útima passagem por Santos deu-se em 58. Coleção do autor
O italiano OCEANIA deslocava 19.507 toneladas e media 179,72
metros de comprimento. Foi lançado para a armadora COSULICH em 29/09/1932. Em 18/09/1941 foi torpedeado pelo submarino britânico UPHOLDER. Coleção do autor