Terça, 07 Janeiro 2025

Mineiro de nascimento, carioca de coração, presidente da Associação de Cartofilia do Rio de Janeiro (Acarj), cartofilista, marchand, fotógrafo amador, funcionário público federal da área da saúde, Edson de Lima Lucas, além de tudo é um garimpeiro nato, quando se trata de encontrar coisas do passado.


O cartofilista Edson de Lima Lucas a bordo do porta-helicópteros estadunidense USS Makin Island, incorporado na U.S Navy em 2009.
Foto: E. L. Lucas.

Conheci Edson, há uns 15 anos, num dos encontros promovido pelo Clube do Manche, em São Paulo.

A partir desse conhecimento surgiu uma amizade, que me proporcionou grande acréscimo de cartões-postais antigos da minha coleção particular de navios e da Cidade de Santos.


Uma magistral foto do MSC Orchestra, de 293,80 m. de comprimento, capacidade para 3.605 passageiros, chegando ao Rio de Janeiro na
manhã de 25/03/2010. Ao fundo os cartões-postais Pão de Açúcar e o Corcovado. Foto: E. L. Lucas.

Além disso, Edson, nas temporadas de cruzeiros marítimos, sempre me envia fotos de transatlânticos clicadas no Rio de Janeiro, tendo geralmente ao fundo os cartões-postais do Rio: Pão de Açúcar e o Corcovado. Muitas vezes as fotos são clicadas do Edifício A Noite, na Praça Mauá carioca.

Em 1968, aos 6 anos veio para o Rio de Janeiro, em Copacabana, onde manteve seu primeiro contato com o mar, e avistou um navio pela primeira vez, daí surgiu a sua grande paixão. A partir dali começou a colecionar postais e fotos de navios, mas até hoje esse hobby não atingiu a sua plenitude. O primeiro navio que visitou, ele já mais esquece, foi o Reina del Mar, da Union Castle Line, em viagem de cruzeiro com turistas da África do Sul. Sua coleção ultrapassa os 33.000 postais.


O elegante transatlântico Amadea, de 192,50 m., capacidade
para 604 passageiros, atracado no cais da Praça Mauá, no dia
16/01/2010. Foto: E. L. Lucas.

Edson comenta que a única façanha que falta e é muito cobrado é escrever algumas obras. Mas isso está reservado para quando se aposentar.

A coluna Recordar exibe hoje um painel com algumas de suas fotos clicadas no Rio de Janeiro, na temporada 2009-2010. Alguns desses transatlânticos passaram em trânsito. O Rio de Janeiro por sua beleza natural atrai os mais belos cruzeiros com turistas de todas as nacionalidades. Os parabéns do Recordar ao criativo Edson Lucas e à Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro por ser tão bela e pitoresca.


O belíssimo Costa Concordia, deixando Rio de Janeiro, no
dia 11/01/2010. Comprimento 210,20 m, e capacidade para
3.800 passageiros. Foto: E. L. Lucas.


O Island Star de 208 m. de comprimento, e capacidade para
1.752 passageiros. Fundeado em Copacabana. Foto tirada
em 31/12/2008 por E L. Lucas.


O charmoso Silver Spirit, atracando no pier Mauá, no
dia 03/03/2010. Sua capacidade é para 540 passageiros e seu
comprimento 195,80 m. Foto E. L. Lucas.


O majestoso Queen Mary2, iluminando a noite carioca, dispensa
comentários. Foto: Edson L. Lucas.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!