Quinta, 02 Mai 2024

escrito por Jeanine Fortuna Elias, da Let's Go Turismo

Acabo de retornar da África do Sul, um país surpreendente e que mais recentemente tem caído no gosto dos brasileiros. CapeTown (Cidade do Cabo), a capital legislativa do país, pode ser considerada uma das cidades mais lindas do mundo, com beleza comparável a São Francisco e Rio de Janeiro. O local possui uma topografia única de montanhas, vales e oceano... e que mar! Estão disponíveis passeios incríveis, desde o extremo Cabo da Boa Esperança até um mergulho com tubarões (voce fica em uma jaula para proteção). Uma experiência única!

Em Table Mountain (o Pão de Açucar deles) é possível avistar a cidade inteira em um moderno teleférico com visão de 360 graus. Na chegada, um charmoso café, dotado de boa infraestrutura está disponível aos visitantes.

A África do Sul é um país extremamente receptível aos turistas. Os locais procuram ser gentis e solícitos o tempo inteiro, apesar de ainda vermos o negro em uma condição diferente do branco, resquício do Apartheid. Eles souberam se adaptar e continuar a vida sem grandes rancores, pelo menos aparentemente, mas a desigualdade social ainda é muito grande.


Nativos unem-se a visitantes em vários pontos turísticos

WaterFront é um complexo de shopping, restaurantes da melhor qualidade, barzinhos, cafés e promenades, onde o turista pode efetivamente passar horas agradáveis com uma vista linda. O local era uma parte do porto de cargas, que foi toda reformada e adaptada ao turismo, seguindo a tendência de revitalização vista em Puerto Madero, na capital argentina, e em várias cidades da Europa.

A moeda deles, o Randi não tem grande valor frente ao Real. Assim, é possível fazer boas compras de artesanato, souvenirs e jóias, principalmente diamantes e pedras como a tanzanita, somente encontradas na África. São lindas e muito acessíveis se comparadas aos preços praticados no Brasil para jóias; aliás, esta recomendação vale para tudo, a comida nativa também é ótima, sempre acompanhada de excelentes vinhos, especialmente o Pinotage, elaborado pela cruza de duas sementes de uva levadas pelos holandeses e franceses nos anos de colonização... uma delícia!


Nelson Mandela ainda é muito presente na sociedade sul-africana

Para os apreciadores de vinhos, sugiro um passeio a Stellasborg, um destino repleto de vinícolas lindas e distante apenas uma hora de Cidade do Cabo. Outro passeio interessante é visitar as fazendas de criação de Avestruz, na qual você pode andar sobre elas. Os animais ficam de olhos vendados para subirmos no seu dorso e, depois que a venda é retirada, disparam a correr. O criador acompanha o passeio e garante a segurança do turista.

Da capital legislativa, seguimos até Johannesburgo para de lá visitar o Parque Kruger, território de 380 quilômetros quadrados de extensão destinados à preservação dos animais. Somente visitantes acompanhados dos guias têm acesso ao Parque, onde há belas trilhas para percorrer e tentar achar os "cinco grandes", como são conhecidos leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo. Muita coisa boa para se ver, isso sem falar na zebra, kudu (carne maravilhosa), alce, hiena, macaco, girafa ,etc. Muito interessante ver os bichos em seu habitat sem interferir com eles. O ideal é fazer este passeio bem cedo, comçeando às 5h da manhã, pois os caçadores o fazem à noite e, durante o dia, dormem escondidos do sol africano que é bem forte.

Cânions, rios, montanhas, praias lindas, ilha de pinguins, vinícolas, mergulhos, voos de asa delta e parapente, baladas, gastronomia excelente, tudo isto aliado a um custo baixo e com um benefício imenso. A África do Sul é um país alegre, colorido e muito parecido com o Brasil em termos de amabilidade e calor humano.

Parque Kruger está entre os mais procurados pontos turísticos do País

Em Sun City, um complexo criado no meio do nada, composto por seis hoteis de categoria internacional, com cassino, piscina de ondas, praia artificial, e onde situa-se o famoso The Palace, considerado seis estrelas, um luxo misturado com móveis over, mas que no final mesclam-se harmoniosamente com o ambiente. Vale a pena conhecer esta Disney de adultos, afinal a diversão é garantida.

O voo desde São Paulo para Johannesburgo é feito pela SAA e tem a duração de nove horas, em média. A companhia disponibiliza excelente equipamento e serviço de bordo

10 randis, moeda local, equivalem a US$ 1. Assim, um prato de comida em restaurante de bom nível - 4 ou 5 estrelas - com vinho sai R$ 60, em média, por pessoa.

É a primeira vez que relato uma viagem por escrito sem ser para meus passageiros. Espero que tenha conseguido passar um pouco do que esta viagem à África foi interessante e que o internauta possa considerar este como um próximo destino incrível de viagem que foge aos lugares convencionais.

Clique no banner abaixo para acessar pacotes de viagens a destinos nacionais, internacionais e em cruzeiros marítimos.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!