No mês de dezembro do ano passado, falamos do nosso privilegiado ancoradouro de Santos e desejamos paz na terra e no mar para os homens de boa vontade.
Paz e guerra; céu e inferno – lados opostos da balança? “A guerra faz parte da natureza humana, da mesma maneira que a paz”.
“Quando dizemos que o inferno são os outros, na verdade estamos olhando para o nosso próprio inferno interior”.
Estas frases são do antropólogo americano, especialista em técnicas de negociação, William Ury. Ele vive no Colorado (EUA), com sua esposa paulista e três filhos.
O desfecho do caso Saddam Hussein, enquanto caíam aqueles últimos grãos de areia de 2006, levaram-me ao pensamento de Ury.
“A dificuldade em lidar com os outros existe porque não somos bem resolvidos com nós mesmos. Essa luta interna reflete-se tanto na vida particular quanto em conflitos entre povos, como o do Oriente Médio. Em trinta anos trabalhando com negociação, percebi que devemos desenvolver a habilidade de nos colocar no lugar do outro e entender sua visão do mundo. Para isso é preciso saber ouvir. Há quem pense que negociação é falar. Na verdade, os melhores negociadores, seja no mundo corporativo, seja na diplomacia, são aqueles que sabem escutar. O maior obstáculo para isso é o fato de estarmos sempre tão focados em nós mesmos”.
No âmbito do foco físico, tanto a Cidade como o Porto de Santos já estão aparelhados com o sistema de monitoramento através das câmeras de alta resolução. A Secretaria de Segurança de Santos informou que apenas no mês de dezembro foram feitos 109 flagrantes, dos quais 74 relacionados a entorpecentes. A visualização dos problemas ajuda a buscar melhores soluções para resolvê-los.
Foto: www.jornaldaorla.com.br
Na cidade, a rede de fibra óptica alimenta o SIM – Sistema Informatizado de Monitoramento – e no Porto é parte do plano de segurança do cais – ISPS Code.
Se você lembrou do olho flamejante do Sauron, aquele ente mágico criado por John Ronald Reuel Tolkien (1892-1973) para a famosa obra de ficção “O Senhor dos Anéis”, divirta-se participando do brinde britânico, às 21 h, amanhã (3 de janeiro). O evento é registrado na “Tolkien Society” desde 2002, sempre no dia do aniversário do escritor.
Ampla visão em 2007.