“A gente tem a leviandade de achar que os
velhos nasceram velhos, que estão ali apenas
para assistir ao nosso crescimento”.
(Trecho da crônica 'Velho olhando o mar'
de Affonso Romano de Sant'Anna)
A vocação portuária natural do estuário de Santos atraiu os colonizadores europeus para implantar o núcleo urbano e possibilitou seu desenvolvimento. A questão geográfica aliada à estratégia de defesa com os fortes posicionados para cruzar fogo sobre os invasores fez com que a cidade de Santos suplantasse o primeiro núcleo vizinho de São Vicente.
Entretanto, muitas linhas desenharam a ocupação da ilha de Guaiaó, denominada pelo cosmógrafo Américo Vespúcio de Ilha de São Vicente. A partir das terras de Enguaguaçu (“enseada grande”), nos anos de 1500, região hoje marcada pelo Outeiro de Santa Catarina em Santos até os nossos dias com o espaço insular completamente urbanizado.
Na semana passada, ocorreu na cidade de Santos o 5º Salão da Educação, juntamente com a XVIII Semana de Educação Prof. Paulo Freire. Profissionais de educação em geral, especialmente professores, diretores, coordenadores e supervisores reuniram-se para discutir o tema “Cidade Educadora: compromisso de tecer redes de conhecimento”.
Através de palestras, mesas-redondas, encontros cooperativos de profissionais da educação e estudos do meio, temas diversos foram expostos e debatidos. Um dos encontros, dedicado aos educadores em geral, denominado “Santos: canais que ensinam”, explorou métodos de pesquisa científica, contextualizando conteúdos escolares que visam sensibilizar o cidadão para a necessidade de cuidar do ambiente urbano e de sua biodiversidade.
José Marques Carriço e Suzana Cidade Soares Caiuby lançaram questões:
Você, ao passar por um canal, percebeu a epopéia para construí-lo e o tremendo trabalho em mantê-lo?
Perguntou-se sobre sua utilidade?
E sua idade?
Curiosidade é algo típico do ser humano: você já se indagou por que este canal existe?
Segunda metade da década de 1900
Uma ponte na Av. do Canal 1, no trecho
da Av. Rangel Pestana.
1907 - Inauguração do primeiro canal de
Santos – Vista do canal 1. A festa de inau-
guração ocorreu em 27 de agosto de 1907.
A palestra do eng. João César Queiroz Prado também versou sobre os canais de Santos e a preservação ambiental. Prado mostrou a importância do saneamento e da urbanização no desenvolvimento econômico e social da Ilha de São Vicente com as obras do engenheiro sanitarista Francisco Saturnino Rodrigues de Brito.
PortoGente esteve lá. Vários outros importantes temas foram apresentados e lançados na rede. Boa pesca!