Quinta, 28 Março 2024

Foto: Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

O Dia Nacional do Livro – 29 de outubro – lembra a
inauguração deste importante patrimônio cultural

Do "Palácio do Porto de Santos" (Bolsa Oficial de Café), que completou 90 anos, vamos agora ao “Templo dos livros e da leitura”, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil. A maior biblioteca da América Latina, considerada pela Unesco como a sétima biblioteca nacional do mundo.

O imponente edifício da Biblioteca Nacional, que se encontra à Avenida Rio Branco, Cinelândia, no centro da cidade portuária do Rio de Janeiro, teve sua pedra fundamental lançada em 15 de agosto de 1905, no governo de Rodrigues Alves. A inauguração ocorreu cinco anos depois, durante o governo Nilo Peçanha, no dia 29 de outubro de 1910.

O dia 29 de outubro é bastante significativo, pois um século antes da inauguração, no ano de 1810, registrou-se a fundação oficial da Biblioteca Nacional (em outro lugar), quando o príncipe regente editou um decreto que determinava que, no lugar que havia servido de catacumbas aos religiosos do Carmo, se erigisse e acomodasse a "minha Real Biblioteca e instrumentos de física e matemática, fazendo-se à custa da Real Fazenda toda a despesa conducente ao arranjamento e manutenção do referido estabelecimento".

Foto: Nelson Porto

Vista aérea da consagrada Cinelândia

O primeiro acervo veio de Portugal e reuniu parte do patrimônio que havia sobrado após o incêndio da Real Livraria de Lisboa (Biblioteca Real), ocorrido em 1º de novembro de 1755, após um violento terremoto. O rei Dom José I de Portugal e o ministro Marquês de Pombal empenharam-se em organizar o material, sendo que em 1807 já se contavam cerca de sessenta mil peças, entre livros, manuscritos, incunábulos, gravuras, mapas, moedas e medalhas. A Real Livraria era considerada uma das mais importantes bibliotecas da Europa no século XVIII.

Clique aqui e veja o que são os incunábulos.

No Brasil, o atual edifício da Biblioteca Nacional tem o projeto assinado pelo engenheiro Sousa Aguiar. A construção em estilo eclético apresenta elementos neoclássicos e da art nouveau. Compõe com o Museu Nacional de Belas Artes e o Teatro Municipal um conjunto arquitetônico e cultural de grande valor.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!