Sábado, 23 Novembro 2024

O dia 25 de janeiro amanheceu ensolarado e preguiçoso na cidade de São Paulo, mas as provas de corrida e caminhada no Parque do Ibirapuera (zona sul) já se iniciavam às 8 da manhã. Uma hora depois, começou um passeio ciclístico pelas principais ruas da cidade, com saída no Shopping Market Place, no Morumbi.

 


Foto: Theatro São Pedro - http://www.teatrosaopedro.sp.gov.br/

 

Ainda pela manhã, aconteceu um dos muitos shows musicais do dia especial em comemoração aos 452 anos da Vila de São Paulo de Piratininga: apresentação da Banda Sinfônica do Estado no Teatro São Pedro, na Barra Funda. E assim a festa prosseguiu durante o aniversário. Na Casa das Rosas (um dos ícones da arquitetura paulistana), na Avenida Paulista, poetas, músicos e escritores encontraram-se para explorar o imaginário da gigante metrópole.

 

Serra abaixo, em Santos, o elo com a capital foi estreito este ano. No mesmo dia 25, véspera do aniversário de 460 anos da Vila de Santos, com a pompa e circunstância da ocasião, o Teatro Coliseu (Centro) foi reinaugurado. Ao som da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, interpretando Mozart e Beethoven, a noite de gala evidenciou a importância política da cidade portuária paulista no cenário nacional.

 

Ao lado do prefeito João Paulo Tavares Papa, marcaram presença o governador do Estado, Geraldo Alckmin, o vice (e futuro governador) Cláudio Lembo, o senador Marco Maciel, a deputada federal Telma de Souza e o deputado federal de Minas Gerais (descendente do Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva), Bonifácio de Andrada.

 

Várias outras autoridades compareceram. Apenas para citar mais algumas: os deputados estaduais Fausto Figueira e Marcelo Bueno, os prefeitos Farid Madi (Guarujá) e Alberto Mourão (Praia Grande).

 

Foto: Vista do Teatro Coliseu -
http://www.jornaldaorla.com.br/arquivo/2653.shtml

 

Para parte do povo santista (aqueles que conseguiram ingresso), o privilégio de assistir ao espetáculo foi mesmo no dia do aniversário da cidade, 26 de janeiro, quando o show da Sinfônica se repetiu. Então já estava chovendo, como costuma freqüentemente chover em Santos, mas a festa ocorreu do mesmo jeito. Afinal, desde o ano de 1982, a comunidade santista luta para preservar um dos mais importantes exemplares de seu patrimônio cultural.

 

Outro patrimônio de valor singular também estava sendo devolvido ao usufruto da população – o sexagenário Aquário Municipal de Santos. Ainda bem que este só ficou fechado dois anos! Quem não lembra do simpático leão-marinho, o Macaé? O seu antigo tanque não mais existe. O animal e seu espaço permanecem na memória de santistas e turistas de todas as idades (pelo menos daqueles jovens ou nem tanto que puderam rir das acrobacias do Macaé).

 

Hoje temos o seu sucessor, o lobo-marinho Macaezinho, que reina num novo recinto de 170 metros quadrados, com cenografia semelhante ao seu ambiente natural. O antigo tanque foi reformado e deu lugar ao grande tanque oceânico, um aquário de 13 metros de diâmetro por 5 metros de altura, com visão subaquática, onde nadam tubarões, meros, robalos e arraias.

 

A expectativa é que o novo equipamento seja mais visitado do que o Parque Zoológico de São Paulo. 

 

Laura Grecco, a jovem empresária do Espaço Bloom (São Vicente), deixou seu depoimento durante o 5º Baile Oficial da Cidade, realizado no Mendes Convention Center, no último dia 21 de janeiro, na cidade de Santos.

 

“A cidade de Santos significa para mim muito mais que se possa imaginar. Ela não é simplesmente uma cidade portuária. Ela tem características espetaculares para que o turismo seja desenvolvido. Nossas belezas naturais, assim como nossos jardins e monumentos históricos, o centro antigo e o Valongo nos dão as condições que faltam na maioria das cidades, bastando que nossas autoridades  contribuam para esse crescimento”.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!