Sexta, 29 Março 2024

A “Semana da Pátria”, antecipada pela Lua Azul (a segunda Lua Cheia de agosto), que mostrou sua cara desafiando os nimbos, nos motiva a permanecer no tema dos trens de fortalezas. Contemple o mural “Vento Vermelho” (obra de Manabu Mabe instalada na capela de Santo Amaro da Barra Grande) e veja se você não corre o risco de sair voando rumo ao horizonte marinho da Baía de Santos.

Foto: Carlos Nogueira/A Tribuna

Fortaleza da Barra Grande, Guarujá

Ficamos frustrados na espera de um lindo céu limpo ao anoitecer para que predominasse o fenômeno da conjunção planetária Marte-Saturno e a estrela Espiga. “Uma conjunção ocorre quando os astros estão angularmente próximos no céu, ou seja, quase na mesma direção”, explica o professor Jair Barroso, do Observatório Nacional. 

Quem conseguiu ver, pôde perceber a luz avermelhada de Marte mais ao alto dos três, o amarelado Saturno à direita, e à esquerda, ao lado da Lua Azul, a estrela Espiga. Esta é a principal estrela da constelação de Virgem, chamada também de Spica ou Alfa da Virgem.

Ilustração: Mapa da Constelação de Virgem

Virgem tem a forma de um Y inclinado com sua estrela
mais brilhante, Spica, na ponta sul

Na bandeira brasileira, o círculo azul contem 27 estrelas, que retratam o céu da cidade portuária do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo (acima da faixa de ’Ordem e Progresso’) é justamente a Espiga, que representa o estado do Pará. Lembramos que a representação de como estaria o céu carioca não se refere ao 7 de setembro de 1822, mas sim ao dia da Proclamação da República, 15 de novembro de 1889.

Na cidade de Santos, a programação oficial da Semana da Pátria começou na manhã do dia 31 de agosto, na Praça das Bandeiras (praia do Gonzaga). Além da execução do Hino Brasileiro e do tradicional hasteamento das bandeiras, houve as apresentações das bandas do Comando de Policiamento do Interior – CPI-6 e da escola Florestan Fernandes (Embaré). Também foram divulgados os alunos vencedores do concurso de redação sobre a Independência do Brasil, promovido pelo Clube 21 Irmãos Amigos de Santos, em parceria com a Seduc (Secretaria de Educação).

Com a intenção de transmitir o que D. Pedro I viveu no fato histórico, João Victor Elias da Silva, 11 anos, aluno da escola municipal José da Costa e Silva Sobrinho, conquistou o primeiro lugar. O prefeito da cidade, João Paulo Tavares Papa, declarou que “a única maneira de continuarmos fazendo nossa independência é apostar na educação. É ela que, de fato, liberta o povo brasileiro. É dessa forma que seremos uma nação justa para todos”. Que o recado encontre bom e alto eco!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!