Sexta, 03 Mai 2024

Figura de proa nos movimentos pacifistas da década de 1960, John Lennon foi considerado o mais genial dos quatro garotos de Liverpool.

 

“The Beatles”, o grupo de rock britânico, começou tocando em um pub chamado “Cavern Club”. Na primeira tentativa para gravar seu disco, foram recusados pela Decca Records, pois os executivos da gravadora achavam que o rock logo iria desaparecer.

 

Brian Epstein, gerente de uma loja de discos, impressionado com os rapazes, resolveu empresariá-los. Conseguiu que George Martin, produtor de discos da gravadora Parlophone, subsidiária da EMI, ouvisse o grupo em Londres. Em 6 de junho de 1962, Martin resolveu contratá-los. O sucesso estrondoso da banda inspirou até a criação do termo “beatlemania”.

 

John Lennon tinha 21 anos e Paul McCartney (outro expoente do grupo), apenas 20 anos. Enquanto John compunha músicas surrealistas, com jogos de palavras, Paul era adepto do estilo mais romântico. Aclamados pelo público e também pela crítica, registraram 168 milhões de álbuns vendidos e 20 músicas no topo das paradas.

 

John Lennon, um rebelde pacífico que se revelava contra a violência, como muitos de nós, mas que foi vítima dela. Quatro tiros disparados por um fã, há 25 anos atrás, em 8 de dezembro, na frente do edifício Dakota, na cidade de New York, interromperam sua vida aos 40 anos.

 

A morte de Lennon foi lamentada na bela Canção do Novo Mundo, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos:

 

 “... como pode acontecer/ Um simples canalha mata um rei/ Em menos de um segundo/ Oh! Minha estrela amiga/ Por que você não fez a bala parar?”.

 

Liverpool é uma cidade do mundo, reconhecida internacionalmente por seu belo “waterfront” (orla marítima), implantada no coração da Inglaterra, no lado norte do estuário de Mersey. O Conselho da Cidade de Liverpool trabalha com parcerias locais e com outras agências, tendo o compromisso da revitalização urbana. A “Albert Docks” é um exemplo de materialização desses propósitos.

  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Liverpool

 

 

Lennon era um arquiteto de sonhos. Sonhou com a paz mundial e com um mundo melhor para todos. O arquiteto costuma ser conhecido pela autoria da concepção dos espaços. Historicamente, sempre esteve à frente dos processos de edificação, das pirâmides às catedrais, dos aquedutos romanos aos grandes edifícios contemporâneos.

 

Quem concebe, primeiro sonha, mas conceber, como disse Jorge Königsberger (presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), significa por definição viabilizar sua realização.

 

Parabenizamos os engenheiros e arquitetos pela passagem do dia 11 de dezembro, especialmente àqueles que sonham com um panorama de paz e harmonia nas cidades portuárias do Velho e do Novo Mundo, inclusive aqui, no Porto de Santos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!