Sexta, 29 Março 2024

Foto: www.bunkyo.bunkyonet.org.br

Shaseikai, uma oportunidade aos artistas de retratar a florada das
cerejeiras no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em São Roque (SP)

No evento denominado “Shaseikai”, as pessoas, pintores ou não, sob as orientações de um artista plástico, saem para pintar a natureza. Esta foi uma das atividades desestressantes do 16º Sakura Matsuri - Festival das Cerejeiras Bunkyos -, no interior do estado de São Paulo, nos dias 7 e 8 de julho. No final de cada dia, o grupo se reúne para avaliar e conversar sobre os trabalhos realizados.

Como dizíamos há duas semanas, os vestígios da sociedade moderna rompem fronteiras...

... e os vestígios podem ser bons ou maus. Aqueles provenientes da “Terra do Sol Nascente” chegam carregados deste dilema. Por um lado, toda a beleza e simbolismos das cerejeiras floridas, da arquitetura ou do origami (arte tradicional japonesa de dobrar papel). Por outro, a cruel herança das tragédias relacionadas à energia nuclear.

Em 2010, quando se completaram 65 anos da explosão da bomba atômica que atingiu as cidades de Hiroshima (06/08/1945) e Nagasaki (09/08/1945), a Associação Japonesa de Santos (AJS), em parceria com a Prefeitura desta cidade portuária, enviou mil tsurus a Nagasaki (cidade irmã de Santos).

"De acordo com as crenças nipônicas, quando se pretende conseguir um objetivo os japoneses costumam fazer semba tsuru (a confecção de mil dobraduras). Este origami simboliza longevidade, sorte e, acima de tudo, paz. Produzindo mil origamis de tsurus, diz a lenda, um desejo se realizará", falava a professora Takako Uchida, idealizadora do evento em 2010 e intercambista da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão).

Nagasaki costuma ser mais conhecida pelo lamentável ataque na Segunda Guerra Mundial. Só que esse não é o único motivo pelo qual devemos conhecer a bela cidade portuária na região de Kyushu. Nos próximos dias 28, 29 e 30, uma comitiva japonesa estará em Santos. A Associação Nagasaki Kenjin do Brasil, em São Paulo, completa 50 anos em agosto. Durante as festividades também serão comemorados os 40 anos de irmanamento entre Santos e Nagasaki. Aproveite a oportunidade para estreitar relacionamentos com esta nossa cidade-irmã.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!