Porto do Pecém recebe selo de sustentabilidade
Para manter jardins bem tratados o ano todo, o Porto do Pecém, no Ceará, adotou uma solução inteligente e sustentável: a água vinda da estação de tratamento de esgoto é reutilizada na irrigação de áreas verdes. A iniciativa foi reconhecida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) com a entrega do Selo de Sustentabilidade, na categoria Bronze.
Seis jardins são abastecidos diariamente por cisternas individuais.
3 m³ (3 mil litros), abastecidos com água tratada e drenos de ar-condicionado.
Limpeza, irrigação e manutenção das áreas verdes.
“É preciso reconhecer a iniciativa do Porto do Pecém, que serve de exemplo para outros portos e para todas as grandes empresas brasileiras. Além de garantir o reaproveitamento da água, a ação reforça a conscientização sobre o bom uso dos nossos recursos naturais.”
— Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos
O sistema de reuso do Porto do Pecém apresenta capacidade instalada de até 1.200 m³ por mês. Em 2025, cerca de 15 m³ diários (15 mil litros/dia) foram destinados à irrigação de áreas verdes, o que corresponde a 37,5% da capacidade total do sistema.
A administração do complexo vem intensificando a ampliação das áreas atendidas com água de reuso para reduzir o consumo de água potável e promover maior eficiência hídrica, incluindo o uso dos efluentes tratados em vasos sanitários.
O gerente de Manutenção do Complexo do Pecém, Marco Ximenes, explica que, por se tratar de um porto offshore, em alto-mar, a atividade portuária gera impactos significativos, o que torna essencial a adoção de projetos de sustentabilidade.
“O reaproveitamento da água despertou a criatividade da equipe, que passa a pensar em outras práticas sustentáveis.”
— Marco Ximenes
Próximos passos
Entre as iniciativas em desenvolvimento está o reaproveitamento dos resíduos sólidos da estação de tratamento de esgoto para fins de compostagem. Um projeto-piloto será implantado ainda este ano para transformar o material sólido tratado e restos de alimentos do restaurante em adubo para os jardins, fechando um ciclo sustentável de manutenção.








