Quarta, 28 Janeiro 2026

APS e Porto de Valência avançam na criação de corredor marítimo


APS Santos
Representantes da Autoridade Portuária de Santos durante o evento Green Shipping Corridors and Hubs, no Panamá

A Autoridade Portuária de Santos (APS) deu mais um passo decisivo para a sustentabilidade das operações nesta terça-feira (27/1), durante o evento Green Shipping Corridors and Hubs, realizado na Cidade do Panamá. O encontro, promovido pela Universidade Marítima Internacional do Panamá, reuniu gestores portuários do Caribe, América Latina e Europa para fomentar rotas marítimas de baixo carbono.

Representando o complexo santista, o diretor de Operações, Beto Mendes, e o superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sidnei Aranha, reuniram-se com Mar Chao López, presidente da Autoridade Portuária de Valência (Espanha).

A pauta central foi a implementação prática de um “corredor verde” entre os dois portos — uma rota logística em que o abastecimento das embarcações será realizado exclusivamente com combustíveis livres de emissões de CO2.

“O compromisso é viabilizar o abastecimento mútuo com combustíveis não poluentes, consolidando um modelo replicável de transporte marítimo sustentável.”

Beto Mendes e Mar Chao assinaram um memorando de entendimento, formalizando o compromisso entre as autoridades portuárias.

📅 Histórico

Em 14 de outubro de 2025, a APS firmou contrato com a Fundação Valenciaport para elaboração do Plano de Descarbonização e do Plano Diretor Energético.

🎯 Meta

Durante o evento, Mendes detalhou programas em andamento para atingir a neutralidade de carbono nas operações portuárias.

O evento também contou com a participação do assessor da Diretoria de Operações, Arcelino Tatto, além de representantes de portos da Bélgica, Chile e Equador, operadores marítimos e associações internacionais dedicadas à transição energética no setor.

Sobre a Autoridade Portuária de Santos

A Autoridade Portuária de Santos é uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos. É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passam aproximadamente 30% das trocas comerciais brasileiras. O complexo está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e conta com 53 terminais, distribuídos entre arrendamentos, áreas retroportuárias e terminais de uso privado, nas margens de Santos e Guarujá.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!