Quinta, 25 Abril 2024

Um marco geodésico no Brasil é uma peça de concreto em formato de tronco de pirâmide com base e topo quadrangulares. Pode ter a finalidade de marcar pontos principais de levantamentos planialtimétricos ou marcos de segurança de RRNN (referências de nível). Normalmente, caracteriza-se como um sinal que indica uma posição cartográfica exata.

O marco para a implantação da Capital brasileira, considerado o ponto geodésico ou ainda a “pedra fundamental”, está na cidade de Planaltina, na região do Distrito Federal (Centro-Oeste). Nesta cidade, também acontece uma grande manifestação popular: a Via Sacra de Planaltina-DF. Um teatro a céu aberto, já caracterizado como patrimônio cultural imaterial, que movimenta 1400 figurantes e atrai 150 mil pessoas para assistir a encenação da Paixão de Cristo na sexta-feira da Semana Santa.

Por sua vez, a cidade portuária de Santos abriga no Sudeste do país, o Santos Futebol Clube, que chega esta semana no ápice do centenário. Em 14 de abril de 1912, 39 pessoas reuniram-se no Clube Concórdia (no piso superior da Padaria Suíssa) para a primeira assembléia, fundando o “Santos”. O espaço histórico não conseguiu vencer as mudanças do tempo. O Concórdia e a Suíssa, na então Rua do Rosário n° 8, desapareceram. No local (hoje provavelmente Rua João Pessoa nº 10) encontra-se a loja de artigos para festas e artesanatos Proplastik.

Fotos: Iris Geiger

Complexo Modesto Roma - CT Rei Pelé, em Santos (abril/2012)

Em meio a várias comemorações, uma atividade coletiva marca o muro do Centro de Treinamento Rei Pelé. Um grupo de cerca de 30 artistas, num verdadeiro mutirão orgulhoso de ser santista, concretiza o projeto “100 anos de Futebol Arte”, do artista Paulo Consentino.


Pintura do muro do Complexo Modesto Roma

Outro marco é o livro ’’Santos FC – 100 Anos de Futebol Arte’’ do jornalista e escritor Odir Cunha, que chega com o peso de obra reconhecida oficialmente pelo clube , contando a história do “Peixe” alvinegro praiano. O lançamento já nesta segunda-feira, dia 9 de abril, logo após a Páscoa, integra as comemorações do centenário.


Detalhe de pintura do mutirão

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!