Sexta, 26 Abril 2024

Foto: http://jhomundomiss.blogspot.com

Algumas das mais lindas mulheres do Brasil nos anos 1950 e 1960

Maria Martha Hacker Rocha, a sétima filha do casal Álvaro e Hansa, loira e de olhos azuis, a baiana mais linda do país. Este foi o veredito em 1954, quando aos dezoito anos ela venceu a primeira edição do Miss Brasil. O evento aconteceu no Palácio Quitandinha, em Petrópolis, Rio de Janeiro. Os maiôs Catalina, fabricados naquela cidade pela Malharia Águia, ficaram famosos fornecendo as peças para as misses.

Em julho do mesmo ano (1954), Martha era a favorita na disputa nos Estados Unidos e as pesquisas já a consideravam eleita a Miss Universo. Entretanto, dizem que um atributo nacional impediu sua vitória. Martha Rocha perdeu o título de Miss Universo para a americana Miriam Stevenson devido a duas polegadas a mais nos quadris.

Foto: http://fernandomachado.blog.br

Miriam Stevenson e Marta Rocha

Há 58 anos, Miriam Stevenson, dos Estados Unidos, era eleita em Long Beach, Miss Universo de 1954. No segundo lugar ficou a brasileira Martha Rocha.

Com a entrada dos Diários Associados na promoção, a partir de 1955, o Miss Brasil passou a ter mídia e se tornou o segundo evento mais importante do país atrás apenas da Copa do Mundo FIFA de futebol. As transmissões televisivas da Rede Tupi destacaram-se em 1958 com a transferência do concurso para a então capital federal na cidade portuária do Rio de Janeiro.

Naquela época dos “anos dourados”, antes de a Martha encantar o Brasil, desfilava pelas ruas do bairro de Vila Mathias, aqui na outra cidade portuária de Santos, o carnavalesco “Bloco das Misses”. Caprichosos foliões, trajados de senhoritas, nas décadas de 40 e 50, transformavam o glamour dos desfiles de misses em brincadeira popular.

A festa, repaginada neste carnaval de 2012, aconteceu sob intensa chuva, na tarde de sábado (11/02) com roupagem nova. Foi a 12ª edição do Carnabonde no Centro de Santos.

O bairro da Vila Mathias já comemorou os seus 120 anos em 2009. É três anos mais velho do que o “Porto Organizado de Santos”. Considera-se a data de fundação do bairro o dia 14 de abril de 1889, quando foi inaugurada a nova linha de bonde que ligava a Vila à Barra em frente ao bar pertencente a Luiz Antônio Gonzaga, hoje bairro do Gonzaga.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!