Quarta, 24 Abril 2024

A cidade, sob o ponto de vista de sua origem, entendida como um aglomerado de instalações provenientes de uma relação urbano-rural, resulta do desenvolvimento de uma capacidade técnica instalada e de um nível de organização social existente.

Explicando melhor, nas primeiras aglomerações com alguma densidade populacional, condições técnicas e sociais do trabalho permitiram aos agricultores produzirem mais do que eles necessitavam para subsistir. O sistema de repartição e distribuição do produto com a possibilidade de residência relativamente distante dos locais de produção agrícola permitiram o surgimento do embrião das cidades.


Imagem aérea da Baixada Santista a partir de Praia Grande

Não se tratava de uma mera separação, mas de um novo sistema de organização social onde a dicotomia campo-cidade, através de um processo de produção de formas sociais, se consolidava em espaço rural e urbano. A este binômio foi acrescentada a industrialização, que passou a ser associada ao urbano.

O planejamento urbano, sobretudo na Europa de economia capitalista, se voltava a analisar espacialmente a concentração urbano-industrial que tomava forma nos países industrializados do Primeiro Mundo. Tal modelo generalizou-se pelas nações em desenvolvimento, passando, assim, os processos de urbanização a serem respaldados pelo binômio urbano-industrial.

A visão europeia do planejamento urbano, a partir dos anos 60 do século XX, caracteriza-se pelas intervenções do Estado nos espaços urbanos (nas cidades), mediante políticas socioespaciais e ambientais. No Brasil, particularmente na Baixada Santista, entre os anos 50 e 70, foram feitos grandes investimentos nos setores de siderurgia e petroquímica, com a implantação e consolidação da Refinaria Presidente Bernardes e da Companhia Siderúrgica Paulista no município portuário de Cubatão.

O Porto de Santos tornou-se, então, um dos elos essenciais da produção industrial do país, ao lado dos parques industriais do ABC e de Cubatão, ainda que com papel restrito à questão do transporte.

Você pode participar, relatando suas experiências nos comentários, para continuar abordando o tema sobre o planejamento urbano.

O Porto é apenas um equipamento de infraestrutura?

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