Podemos dizer que o Porto do Rio de Janeiro, no final do século XIX, assemelhava-se ao de Santos. Ambos, então, funcionavam por meio de instalações dispersas. No Rio de Janeiro, com os trapiches da Estrada de Ferro Central do Brasil, da Ilha dos Ferreiros, da enseada de São Cristóvão, da praça Mauá e os cais Dom Pedro II, da Saúde, do Moinho Inglês e da Gamboa.
* Vista da Baía de Guanabara
* Habitação e meio ambiente
Em setembro de 1903, o governo federal contratou obras de melhoramentos com a firma C.H. Walker & Co. Ltd., que resultaram na construção de 3.500 m de cais e posteriormente a implantação do Cais da Gamboa e sete armazéns. A inauguração oficial do porto fluminense ocorreu em 20 de julho de 1910, passando a ser administrado por Demart & Cia. (1910), Compagnie du Port de Rio de Janeiro (1911 a 1922) e Companhia Brasileira de Exploração de Portos (1923 a 1933).
Mais de um século se passou, o Porto fortaleceu-se. As instalações portuárias existentes na margem da baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro, desde a extremidade leste, no píer Mauá, inclusive, até a extremidade norte, no Cais do Caju, abrangendo todos os cais, ilhas, docas, pontes, píeres de atracação e de acostagem, armazéns, silos, rampas, pátios, edificações em geral e vias internas de circulação rodoviária e ferroviária mereceram atenção especial das autoridades nas três esferas administrativas (federal, estadual e municipal).
Um projeto milionário de reurbanização e revitalização da área portuária é discutido há três décadas. A proposta deve também até o ano de 2012 ser inserida no Plano Diretor do Município do Rio de Janeiro. Denominada de “Porto Maravilha”, envolvendo 22 mil habitantes dos bairros da área, pretende devolver o acesso ao mar nesta parte da cidade.
Neste último domingo, localizado no limite do perímetro do “Porto Maravilha”, iniciou-se a primeira obra de revitalização da área portuária da capital fluminense – a implosão de três edifícios do antigo moinho Marilu [foto], na Avenida Rio de Janeiro, nas imediações do Terminal Rodoviário Novo Rio.
Na próxima semana continuaremos a navegar pelos mares cariocas.