Sábado, 27 Abril 2024

Para sempre é muito tempo. O tempo não pára! Só a
saudade é que faz as coisas pararem no tempo...

(Mário Quintana)

 Foto: Francisco Arrais/Jornal da Baixada
A vovó Marilene Rossi, integrante do projeto Vovô Sabe Tudo, ministrou palestra a 15 idosos sobre comportamento adequado no trânsito e cuidados que devem ter na travessia das ruas.

O primeiro recenseamento no Brasil foi realizado no ano de 1872. De lá para o século 21 diversos outros registros foram feitos. No período de 1872-2000, a população brasileira aumentou cerca de 17 vezes. Tínhamos em 1872, 9.930.478 habitantes e passamos no ano de 2000 para 169.799.170 habitantes. Recentemente, o Censo 2010 revelou que a população do Brasil é de 190.755.799 pessoas.

Atualmente o Brasil aparece como o quinto país mais populoso do mundo, ficando atrás da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia.

Os dados do Censo 2010, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), indicam que em 40 anos a pirâmide etária brasileira será semelhante à da França atual. Hoje o número de crianças até cinco anos já é menor do que o de adultos com 65 anos ou mais. O país terá taxa de natalidade menor e, com isso, média de idade maior. Na década de 60 do século passado, o país tinha o mesmo perfil etário do continente africano hoje: mais jovens e crianças. Desde então, a população brasileira cresce em ritmo cada vez mais lento.

De acordo com o IBGE, a expansão demográfica média anual foi de apenas 1,17% nos últimos dez anos, ante 1,64% na década anterior. Nos anos 60, era de 2,89%. A tendência é a população do país continuar a crescer por mais duas gerações até os anos 2030. Depois, deve estacionar ou até diminuir.

Um ponto positivo desta situação de redução do número de crianças pode ser apontado no sentido da melhoria de acesso e qualidade da educação sem aumentar muito os investimentos. Entretanto, é oportuno aproveitar justamente a capacidade de investimento no setor para aperfeiçoar a evolução positiva da qualidade do ensino e qualificação profissional.

Há também transformações no mercado de produtos e serviços. Com mais adultos e idosos, são esperadas mudanças nos serviços de saúde, lazer e até na construção civil. Na cidade portuária de Santos, o projeto Vovô Sabe Tudo já tem reconhecimento nacional. A iniciativa de valorização da terceira idade, que atualmente conta com 52 vovôs, será apresentada na Frente Paulista de Municípios.

Em 2009, o “Vovô Sabe Tudo” recebeu o prêmio de melhor projeto da região sudeste de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil.

Relembrando: Mais uma audiência pública sobre o novo Plano Diretor será realizada terça-feira (10/05), às 19 h, no Centro Espanhol (Av. Ana Costa, 286, Campo Grande) direcionada aos comerciantes e moradores em geral dos bairros que compõem a Zona Intermediária: Vila Mathias, Marapé, Vila Belmiro, Campo Grande, Encruzilhada, Macuco e Estuário. Os participantes poderão sugerir mudanças para serem incluídas como emendas da Câmara Municipal ao Plano Diretor de Desenvolvimento do Município de Santos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!