Quinta, 25 Abril 2024

O estrago causado pela dupla O² e H²O em pontes, edificações, automóveis e navios gera bilhões em prejuízos no Brasil. A ferrugem é um dos males da terra de Macunaíma. Ataca especialmente o ferro, metal bastante utilizado nas construções. Mas existem maneiras de evitar a sua formação, assim como também é possível restaurar as estruturas afetadas.

Foto: Bruno Rios

Destroços do Armazém 2, no Valongo

Temperatura elevada e alta umidade criam o ambiente para o mofo - colônias de fungos , seres microscópicos que se reproduzem liberando partículas vivas, os "esporos". Estes esporos representam o terror dos alérgicos, pois carregam grande potencial alergizante.

Uma ventilação adequada e insolação (exposição ao sol) reduzem a proliferação dos fungos. Dentro das residências, o tratamento das paredes com água sanitária também diminui a insidência do bolor ou mofo.

E nos armazéns à beira-mar? Podemos conseguir excelentes resultados se a  ferrugem e o mofo forem removidos e  as construções servirem ao processo de revitalização da zona deteriorada do cais santista, a exemplo do que ocorreu na zona portuária da cidade espanhola de Valência, ou em Barcelona, Santander, Marselle (França) e outras.

O programa Santos Novos Tempos, que começou a ser traçado no ano de 2005, englobando planos de recuperação do Centro de Santos, Zona Noroeste e Morros, entrou numa fase decisiva. Na última quarta-feira (23 de fevereiro), foi apresentada a empresa que venceu a licitação internacional para elaborar o projeto estratégico do Porto Valongo Santos – Ove Arup & Partners.

Segundo a Secretaria de Assuntos Portuários e Marítimos, os estudos são de caráter técnico, econômico, ambiental e social, e devem ser concluídos em seis meses. Trata-se  de uma etapa técnica fundamental para  mensurar os investimentos públicos na infraestrutura, a serem partilhados entre os governos municipal, estadual e federal, e os privados, focados nos empreendimentos. O passo seguinte será validar o plano final de ocupação, a partir do qual serão promovidas audiências públicas e preparadas as licitações.

Foto: www.jornaldaorla.com.br

Vista da área do Porto Valongo Santos

“O Porto Valongo é um projeto estratégico, que vai colocar Santos definitivamente no cenário mundial dos destinos turísticos, e complementar o processo de revitalização do Centro Histórico” enfatizou o prefeito Papa.

Queremos acreditar que agora o processo seja irreversível e o lema do “sonho que se sonha junto vira realidade” concretize-se no Porto Valongo Santos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!