Sábado, 27 Abril 2024

Foto: http://imagensdouniverso.blogspot.com

Alnitak, Alnilam, e Mintaka, são as três brilhantes
estrelas azuis da esquerda para a direita (este para
oeste) ao longo da diagonal nesta visão cósmica.
Conhecidas também como o Cinturão de Órion ou
as “Três Marias”

Órion costuma ser visível a noite toda em dezembro e janeiro. É uma constelação típica do verão do hemisfério sul. Os chineses chamam o cinturão de Órion de “shen”, ou o trio de semi-deuses "Felicidade, Fortuna, Longevidade".

No ano ocidental de 2011, o Ano-Novo chinês começa no dia 3 de fevereiro. Devido ao fuso-horário, no Brasil a virada vai ocorrer às 14h do dia 2 de fevereiro, dia do aniversário do nosso “cais de pedra” ou do Porto de Santos. O ano 4709 chinês será o do coelho até o dia 22 de fevereiro de 2012.

As estrelas no céu formam a base de muitos contos de fadas. Por exemplo, o Triângulo de Verão é um trio composto por um boiadeiro (Altair), uma donzela tecelã encantada (Vega) e a fada "tai bai" (Deneb). Os dois amantes proibidos foram separados pelo rio prateado (a Via Láctea). A cada ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário chinês, os pássaros formam uma ponte sobre a Via Láctea. O boaideiro leva seus dois filhos (as duas estrelas em cada lado de Altair) através da ponte para reencontrarem sua mãe encantada. A "tai bai" fica "segurando a vela" para estes dois amantes imortais.

Proibido, mas imortal é o amor dos protagonistas do conto. Acreditamos que aqui o nosso caso seja menos dramático. O vínculo é tão forte que até os aniversários são próximos: 26 de janeiro e 2 de fevereiro. Bem, se considerarmos a data adotada (26-1-1546) para o “nascimento da Vila” e 2-2-1892 para o “nascimento do Porto”, teremos uma série de curiosidades chinesas.

Há um ciclo binário Yin-Yang, o qual amplia o ciclo de 5 elementos, Água, Madeira, Fogo, Metal (Ouro ou Ferro) e Terra para um ciclo de dez. Anos pares são Yang (+), anos ímpares são Yin (-). Considerando também o ano de 1839 (elevação de Vila à Cidade), teremos dois anos Yang (ativos) e um ano Yin (passivo).

Anos terminados em 2 e 3 (elemento água) – características: Norte, comunicação, intuição, interatividade.

Anos terminados em 6 e 7 (elemento fogo) – características: Sul, paixão, criatividade, inovação.

 Foto: Alex Almeida (Santos/SP)
Anos terminados em 8 e 9 (elemento terra) – características: Centro, equilíbrio, estabilidade, solidez, organização, conservação.

O leitor pode estar estranhando estas abordagens, mas, pense um pouco diferente. Será que não dá para tirar destas tendências algumas linhas de planejamento para o futuro do binômio porto-cidade?

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!