Sexta, 26 Abril 2024

Domingo, ainda não era verão, ainda não era Lua Cheia, mas já entrávamos na semana do Natal. O calor forte e a cara quase redonda da lua, clareando o céu, mostrava o clima tropical natalino em meio às milhares de luzinhas decorativas. Na noite de 19 de dezembro, a festa veio com a música da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo nas areias da cidade portuária de Santos. A orquestra sinfônica mais importante das Américas  apresentou um programa variado, passando por Rachmaninov, Ravel, Villa-Lobos e Edu Lobo. Pelo quarto ano consecutivo a OSESP encerra o projeto Tocando Santos. Agora em 2010 sob a regência do maestro francês Yan Pascal Tortelier. Uma “viagem de entretenimento” para quem optou por sair da correria das compras e preparativos para as festas de fim de ano.

Nesta semana muita gente vai às compras numa corrida desenfreada como se o mundo fosse terminar após o Natal. Fim do mundo... Parece que o sistema econômico não sobrevive sem o consumo.

“A sociedade de consumo precisa permanentemente provocar nossa insatisfação com o que temos e atiçar nosso desejo pelo que ainda não temos”, disse Dulce Critelli, terapeuta existencial e professora de filosofia da PUC-SP.

Herbert Marcuse, sociólogo e filósofo alemão também nos fala do consumismo [e da alienação]. Este autor diz que o consumismo camufla a relação entre o que são de fato necessidades sociais e as necessidades individuais.Para ele vivemos em uma sociedade capitalista industrial, que precisa de um rápido escoamento da produção, para assim manter o ritmo elevado desta. Essa necessidade da sociedade é transmitida aos indivíduos, mas de uma forma que os produtos devem ser comprados porque os indivíduos precisam deles, mesmo quando esses, de fato, não precisam.

Que tal fazer diferente. Faça o seu Natal com lua cheia, calor humano e Deus no coração, na verdadeira acepção da simbologia da cultura cristã. Lembre que Deus está perto daquele que o invoca em verdade.

Feliz Natal!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!