Sábado, 20 Abril 2024

O Porto de Santos já havia iniciado a construção do seu cais de pedra ao final do século XIX e o Governo do Estado de São Paulo tinha interesse em instalar uma Seção de Bombeiros na cidade. Em 26 de outubro  de 1894, através da lei nº 53, a Câmara de Santos autorizou o Intendente Municipal  a ceder ao Estado o terreno do antigo Teatro Rink, na encosta do Monte Serrat (onde se encontra hoje o Palácio Saturnino de Brito utilizado pela Sabesp). A destinação seria a construção de um quartel de bombeiros, mas o projeto não foi concretizado.

Já no século XX, o vereador Coronel Francisco Antônio de Souza Júnior , na sessão de  24 de novembro de 1906, apresentou o projeto de lei nº 243, que autorizou o Intendente Municipal a chamar concorrentes para a construção de um edifício destinado ao Corpo de Bombeiros da Cidade. Tratava-se do plano para o edifício em terreno à Rua Andrade Neves, entre a Rua Bittencourt e o Largo Sete de Setembro. O edifício deveria obedecer a um “estilo elegante e apropriado e as operações de crédito necessárias não deveriam exceder a 100:000$000 (cem contos de réis)”.


Lançamento da pedra fundamental do Quartel dos Bombeiros
em 09/06/1907 – Arquivo do 6º GI.

Cento e três anos depois, a história é gravada com outras linhas. Agora não mais apenas a inauguração da pedra fundamental e, não mais o Corpo de Bombeiros. O majestoso edifício acastelado, projeto original do engenheiro-arquiteto Maximiliano Emílio Hehl, restaurado e revitalizado pela  Prefeitura de Santos, abrigará a nova Câmara Municipal de Santos a partir do dia 15.

O arquiteto que coordenou o projeto, Ney Caldatto, declara que o desafio foi abrigar todas as atividades da instituição e ao mesmo tempo valorizar o espaço arquitetônico “para manter a idéia de que a Câmara fosse um ícone urbano”.

Foto: www.microeducacao.com.br

Castelinho quando abrigava o Corpo de Bombeiros

Clique aqui para ver o patrimônio cultural restaurado.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!